Na República Tcheca e em Praga é costume deixar uma gorjeta no valor de 5 a 10% do valor total da conta àquele que te serve. Os locais costumam arredondar esse número para o número mais próximo terminado em 0. Se a conta deu 180 coroas, por exemplo, um tcheco daria 20 coroas de gorjeta, e não 18, para arredondar para 200 coroas.
Na parte de baixo da conta podes geralmente encontrar as palavras "service is not included", que significam literalmente serviço não incluso e sinalizam que a gorjeta não está inclusa no valor da conta.
Caso saias de um bar, restaurante, café, casa de chá ou até mesmo táxi satisfeito com o serviço, recomendamos deixar uma gorjeta àquele que serviu.
Como Agir na Hora de Deixar uma Gorjeta?
Assim que o garçom, garçonete ou barman trazer a conta, basta informá-lo de que desejas pagar mais. Se a conta deu 417 coroas, basta dizer ao garçom „450“ e entregá-lo o dinheiro em papel ou o cartão. Podes também pagar a quantia exata desejada e depois deixar o dinheiro da gorjeta na mesa, como é costume em quase todo canto do mundo.
Caso tenhas tido a infeliz impressão de que aquele que te serviu não merece gorjeta, não tenhas medo de ser firme em sua posição e de não dar a gorjeta, mesmo se o garçom insistir em pedi-la, por que na República Tcheca a gorjeta é uma gentileza e não uma obrigação.