Contato
Minha lista

A Moeda Tcheca

A República Tcheca é desde 2004 um Estado membro da União Europeia, mas até então não se tornou parte da Zona do Euro. Assim sendo, a moeda tcheca não é o euro, mas a coroa tcheca, simbolizada localmente para os tchecos com a abreviatura ou internacionalmente como CZK.


Nas partes turísticas da cidade na maioria das lojas e restaurantes é possível pagar em euro, mas recomendamos enfaticamente pagar tudo com a moeda nacional tcheca – a coroa tcheca. Caso pagues em euro, o estabelecimento dará o troco em coroas de acordo com seu próprio câmbio, que frequentemente é desfavorável para o cliente. Se ainda assim decidires pagar em euro, pergunte ao comerciante antes de pagar qual câmbio da moeda ele utiliza para passar o troco.


Como pagar em Praga?

Em Praga é possível trocar euro ou outras moedas por coroas nas casas de câmbio, além de sacar dinheiro do caixa eletrônico.


Antes de vir a Praga, convém informar-te no banco onde tens a conta sobre condições de uso dos cartões, sobre taxas e comissões em caso de pagamentos ou saques efetuados no exterior.


Informações sobre como e onde cambiar dinheiro em Praga a taxas de câmbio razoáveis podes encontrar em nosso artigo Casas de Câmbio em Praga.


ATENÇÃO! Nunca troque dinheiro na rua! Caso não queiras inaugurar tua estadia em Praga sendo vítima de um golpe refinado e perdendo bastante dinheiro. Funciona assim: uma pessoa na rua, próxima das casas de câmbio, vem até o turista e oferece um câmbio bastante vantajoso, mas em seguida ao invés de coroas tchecas ele entrega as notas de algum outro país. Normalmente ele entrega o valor que combinou, mas de uma outra moeda bem desvalorizada que não somente não é aceita na República Tcheca, mas que também tem um valor de compra bastante inferior ao da coroa tcheca.


Ainda que nós amplamente advirtamos os turistas com relação a isso, todo mês chega ao nosso conhecimento o caso de algum turista infeliz que se deixou enganar pela quimera de uma transação monetária aparentemente vantajosa.


Para melhor orientação, apresentamos alguns preços aproximados para efeito de comparação:

Expresso em um restaurante: 40 CZK / aprox. 1,50 EUR;

Garrafa grande de água no mercado (1,5 l): 12 CZK / aprox. 0,50 EUR;

Pão tcheco do interior na padaria: 26 CZK / aprox. 1 EUR;

Cerveja grande (0,5 l) em um bar para locais: 40 CZK / aprox. 1,5 EUR;

Cerveja grande (0,5 l) em um bar para turistas: 90 CZK / aprox. 3,5 EUR;

Garrafa de vinho em um restaurante: 400 CZK / aprox. 15 EUR;

Prato de comida em um restaurante tradicional tcheco (preço aproximado): 180 CZK / aprox. 7 EUR.

Caixa de cigarros: 90 CZK / aprox. 3,5 EUR.

Uma noite em um quarto de hotel próximo ao centro histórico: entre 1500 e 1800 CZK / aprox. 60 a 70 EUR.


Na seção de “Hospedagem” com alguns poucos cliques podes reservar um quarto de hotel.


É bom saber…

A nota de 50 coroas está desde 2011 fora de circulação e não é aceita. Caso tenhas consigo alguma dessas na carteira, aqui no escritório a trocaremos alegremente por moedas, por que nós as colecionamos!


Pergunta mail-icon Enviar por e-mail Messenger https://www.avantgarde-prague.com.br/a-moeda-tcheca Copiar link da página