O transporte público em Praga é composto pelas redes de metrô, bonde, ônibus, mas também balsa durante o verão – por meio da qual podes passar de uma margem à outra do rio Vltava – e o funicular que leva ao monte Petřín, além de algumas redes de comboio/trem.
Metrô em Praga
O metrô de Praga contém mais de 60 quilômetros de trilhos abaixo da terra que conectam o centro da cidade com suas periferias. Em comparação com outras redes de metrô de capitais europeias, o metrô praguense têm a vantagem de ser espaçoso, pontual e relativamente limpo. São 3 as linhas de metrô em Praga: linha A (verde), linha B (amarela) e linha C (vermelha).
O metrô funciona diariamente aproximadamente entre 4h30 e 00h45. O último metrô sai da estação final à 0h, então aproximadamente 00h20 é possível pegar a última viagem a partir de uma estação no centro. O metrô passa a cada 2–5 minutos nos horários de pico e a cada 5–10 minutos fora do horário de pico e nos finais de semana.
As plataformas do metrô de Praga são a mesma para os dois sentidos, um sentido passa de cada lado, salvo raras exceções. De cada lado passa um trilho em uma direção. Para se orientar com relação a qual lado o metrô passará, basta conferir uma grande placa no meio da plataforma pendurada, na parte mais alta, na qual está desenhada todas as estações daquela determinada linha com a dada estação marcada e as setas indicando em qual lado passa qual sentido daquela linha.
Bonde em Praga
O centro de Praga é interconectado por uma ampla rede de bondes, o que faz com que os bondes sejam o meio de transporte mais frequentado para se locomover pelo centro expandido da capital tcheca. Os bondes passam em intervalos de 1 a 20 minutos, dependendo de qual linha se trata, do dia, da parada e do horário em questão.
Os bondes passam ininterruptamente. Os bondes noturnos passam entre meia noite e 4h30 com intervalos de meia hora; na madrugada entre sexta e sábado e entre sábado e domingo os bondes noturnos têm intervalo de 20 minutos.
Excepcionalmente nos meses de verão por conta de consertos e manutenção na rede de bondes acontece uma série de limitações e mudanças de trajeto. Todos os pontos, porém, tem uma informação de horários e pontos do serviço, informação essa que pode ser encontrada em um papel amarelo dentro de um vidro pregado no chão acima de um cano vermelho.
Ônibus em Praga
No centro histórico de Praga eles aparecem raramente. Os ônibus são, porém, de grande importância para o funcionamento do transporte público da cidade, principalmente nos deslocamentos pelas periferias. Para uma dada viagem de ônibus deve ser utilizado o mesmo bilhete que serve para o metrô ou bonde.
Graças aos ônibus é possível chegar com conforto nos locais mais distantes da cidade como o jardim zoológico (ônibus linha 112).
Os ônibus passam em intervalos de 1 a 20 minutos, dependendo da linha, do dia, do horário e do local.
Trolleybus em Praga
A linha 59 serve o aeroporto de Praga.
Bom saber
Informações sobre como e onde comprar bilhetes no transporte público em Praga.
Mais informações sobre o transporte público de Praga podem ser encontradas na página da Empresa de transporte de Praga (Dopravní podnik hlavního města Prahy), disponível em inglês e em alemão.