Contato
Minha lista

Transporte Público em Praga

O transporte público em Praga é composto pelas redes de metrô, bonde, ônibus, mas também balsa durante o verão – por meio da qual podes passar de uma margem à outra do rio Vltava – e o funicular que leva ao monte Petřín, além de algumas redes de comboio/trem.

  • Metrô em Praga:


O metrô de Praga contém mais de 60 quilômetros de trilhos abaixo da terra que conectam o centro da cidade com suas periferias. Em comparação com outras redes de metrô de capitais europeias, o metrô praguense têm a vantagem de ser espaçoso, pontual e relativamente limpo. São 3 as linhas de metrô em Praga: linha A (verde), linha B (amarela) e linha C (vermelha).

O metrô funciona diariamente aproximadamente entre 4h30 e 00h45. O último metrô sai da estação final à 0h, então aproximadamente 00h20 é possível pegar a última viagem a partir de uma estação no centro. O metrô passa a cada 2–5 minutos nos horários de pico e a cada 5–10 minutos fora do horário de pico e nos finais de semana.


As plataformas do metrô de Praga são a mesma para os dois sentidos, um sentido passa de cada lado, salvo raras exceções. De cada lado passa um trilho em uma direção. Para se orientar com relação a qual lado o metrô passará, basta conferir uma grande placa no meio da plataforma pendurada, na parte mais alta, na qual está desenhada todas as estações daquela determinada linha com a dada estação marcada e as setas indicando em qual lado passa qual sentido daquela linha.


  • Bonde em Praga:


O centro de Praga é interconectado por uma ampla rede de bondes, o que faz com que os bondes sejam o meio de transporte mais frequentado para se locomover pelo centro expandido da capital tcheca. Os bondes passam em intervalos de 1 a 20 minutos, dependendo de qual linha se trata, do dia, da parada e do horário em questão.


Os bondes passam ininterruptamente. Os bondes noturnos passam entre meia noite e 4h30 com intervalos de meia hora; na madrugada entre sexta e sábado e entre sábado e domingo os bondes noturnos têm intervalo de 20 minutos.

Excepcionalmente nos meses de verão por conta de consertos e manutenção na rede de bondes acontece uma série de limitações e mudanças de trajeto. Todos os pontos, porém, tem uma informação de horários e pontos do serviço, informação essa que pode ser encontrada em um papel amarelo dentro de um vidro pregado no chão acima de um cano vermelho.


  • Ônibus em Praga:


No centro histórico de Praga eles aparecem raramente. Os ônibus são, porém, de grande importância para o funcionamento do transporte público da cidade, principalmente nos deslocamentos pelas periferias. Para uma dada viagem de ônibus deve ser utilizado o mesmo bilhete que serve para o metrô ou bonde.

Graças aos ônibus é possível chegar com conforto nos locais mais distantes da cidade como o jardim zoológico (ônibus linha 12) ou no aeroporto (linha 119). Os ônibus passam em intervalos de 1 a 20 minutos, dependendo da linha, do dia, do horário e do local.


Mais informações sobre o transporte público de Praga podem ser encontradas na página da empresa de transporte de Praga na página Dopravní podnik hl. města Prahy, disponível em inglês e em alemão.


Informações sobre como e onde comprar bilhetes de transporte público em Praga podem ser lidas em nosso artigo sobre o tema.


Pergunta mail-icon Enviar por e-mail Messenger https://www.avantgarde-prague.com.br/transporte-publico-em-praga Copiar link da página