Ponte Carlos

Inseparável da imagem de Praga, a Ponte Carlos, construída no século XIV, é um símbolo da cidade.

Já no século X, uma ponte de madeira atravessava o rio Vltava mais ou menos no local da Ponte Carlos de Praga, que foi substituída no século XII pela primeira ponte de pedra da capital, a Ponte Judite, cujos vestígios ainda hoje podem ser vistos.

Em fevereiro de 1342, um violento degelo destruiu dois terços da ponte, e o imperador Carlos IV decidiu construir uma nova ponte com o seu nome, ligeiramente curvada contra a corrente. Os seus sólidos pilares assentavam em estacas de carvalho. O trabalho foi parcialmente supervisionado pelo grande arquiteto e escultor da corte imperial Petr Parléř, que também era famoso pelo seu trabalho na Catedral de São Vito. Apesar das sucessivas inundações ao longo da história e das renovações parciais, é ainda nesta velha ponte medieval que se atravessa de um lado ao outro do centro histórico.

Do lado da Cidade Velha, a torre gótica que marca solenemente a entrada da ponte é adornada com magníficas esculturas, obras-primas da mão de Petr Parléř: estas incluem o Imperador Carlos e o seu filho Venceslau IV, bem como os Santos Guy, Adalberto e Sigismundo, patronos do Reino da Boémia. Do lado de Malá Strana, a Ponte Carlos é cercada por duas torres de altura desigual: a mais antiga, a Torre Judith, data do período românico (século XII), enquanto a mais alta data do século XV e oferece uma bela vista panorâmica da cidade.

A galeria de esculturas que adorna esta ponte gótica é igualmente excecional. Sabe-se que, desde muito cedo, um calvário de madeira adornou a ponte, seguido da figura lendária do cavaleiro Bruncvík no século XVI. Mas foi sobretudo na viragem dos séculos XVII e XVIII que a ponte se encheu progressivamente de esculturas religiosas inspiradas na Ponte de Santo Ângelo em Roma, formando uma extraordinária avenida triunfal que liga os dois lados da cidade, a terra e o céu.

Os melhores artistas do período barroco distinguiram-se aqui, num clima particularmente fecundo de emulação e de competição artística. No século XIX, outras obras mais académicas completaram o conjunto, que tinha sido parcialmente danificado por inundações ou fogo de artilharia. Atualmente, quase todas as estátuas originais da Ponte Carlos de Praga foram substituídas por cópias.

 Onde
centro da cidade | Cidade Velha

Por vezes, é difícil atravessar a Ponte Carlos, onde as multidões de turistas se sucedem sem parar. Se puder, prefira os meses de inverno com neve, as primeiras luzes da madrugada ou as horas tardias sob um céu estrelado. O encanto do lugar volta a manifestar-se …

Patrick, Avantgarde Prague
Personal tip avatar

Você também pode gostar

main picture 1 Mozart dinner Prague
Praga românticaEspetáculoSeleção Avantgarde PragueCulináriaBilheteria
Avantgarde Prague recomenda
main picture 2 private petit tour prague czech republic czechia
Visita guiadaGuia privado

Passeio privado pela Cidade Velha e Malá Strana

113.90 USD / pessoa (grupo de 4 pessoas)
main picture 4 concert church st francis of assisi name prague czech republic czechia jpg4
BarrocoBilheteriaMúsica clássica
2 boat trip prague czech republic czechia
Oferta especial
Seleção Avantgarde PragueVisite Praga com a sua famíliaAtividades
Avantgarde Prague recomenda

De barquinho pelo Moldava

25.15 USD
22.64 USD / pessoa
Menu