Contato
Minha lista

Informações Importantes

Tipo de museu
Tipo de galeria de arte
Estilo arquitetônico Estilos históricos
Onde? Cidade Nova

Símbolo no ressurgimento nacional tcheco...

O Teatro Nacional é a mais importante construção em Praga do século XIX. Sua fundação está associada com um enorme boom da vida nacional e com o desejo de construir um teatro exclusivamente checo como um santuário cultural que seria equiparado aos mais impressionantes teatros na Europa. A fundação do teatro foi antecedida por uma coleta nacional de fundos para a qual contribuíram moradores de todos os cantos das terras checas. Um apoio financeiro significativo para a construção do teatro foi fornecido pelo Imperador Franz Josef I. A coleta financeira nacional começou em 1850, a pedra fundamental foi colocada em 1868 e o teatro foi festivamente inaugurado em 1881. Em agosto deste mesmo ano inesperadamente foi deflagrado um incêndio que destruiu o prédio substancialmente. Esta “tragédia nacional” impulsionou o povo a uma atividade e cooperação excepcional, de modo que em meros 47 dias foi possível arrecadar a espantosa quantia de um milhão de moedas de ouro, que permitiram o rápido reparo do teatro. O Teatro Nacional foi definitivamente aberto em setembro de 1883 com a célebre estreia da ópera Libuš do famoso compositor checo Bedřich Smetana.

O autor foi o brilhante arquiteto checo Josef Zítek, de cuja autoria é também a casa de concertos neorrenascentista Rudolfinum. A confecção do projeto ele foi uma tarefa excepcionalmente difícil, pois que o terreno destinado ao teatro era irregular e não muito grande. Zítek resolveu o problema de uma forma genial. Ele compôs o prédio de forma que o térreo naturalmente se fundisse com os arredores para que a parte superior, chamada de “cúpula”, fosse visualmente dominante. Essa abordagem “barroca” fez com que o orgulhoso edifício do Teatro Nacional dominasse não somente a composição e o panorama arquitetónico de toda o cais ao seu redor, mas também fez com que o teatro se tornasse um contraponto simbólico do Castelo de Praga.

Para decorar o prédio foram convocados os mais talentosos pintores e escultores daquele tempo. O significado dessa obra-de-arte é tão forte que com relação a este contexto histórico se fala até hoje em “geração do Teatro Nacional”. Entre uma das obras mais admiráveis aqui estão as pinturas iluminadas de Mikoláš Aleš no foyer do teatro, os afrescos do auditório de František Ženíšek e sobretudo as cortinas, que alegoricamente representam a fundação do teatro, e cujo autor é Vojtěch Hynais.

Nossa dica

Do lado de fora é muito difícil perceber a irregularidade da planta do teatro, tamanha a engenhosidade com qual foi realizada a obra. Do auditório não tem como perceber a irregularidade absolutamente. Caso no térreo do teatro sigas no corredor direito até salão presidencial e observas o teto, perceberás que a irregularidade é verdadeira.

Jana

Contato

Národní divadlo Národní 223/2 Praha 1 – Nové Město 110 00

Opinião dos viajantes

Você encontrará nas proximidades

O que fazer
O que visitar
Onde comer e beber
Comprar