A Maisel é uma sinagoga desativada que se encontra sob os auspícios do Museu Judaico de Praga desde 1955. Encontrará nela uma exposição permanente e moderna sobre a história dos judeus tchecos entre os século X e XVIII. Parte desta exposição é uma excelente vídeo projeção baseada na filmagem da maquete Langweil de Praga do século XIX, que se encontra em exposição no Museu da cidade de Praga do bairro Florenc.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer as ruas tortuosas do antigo gueto judeu, as sinagogas incendiadas e também as ancestrais casas judaicas do período anterior ao saneamento do gueto, que aconteceu na virada entre séculos XIX e XX. O maior e mais grandioso prédio do gueto judeu de Praga leva o nome de seu fundador, Mordechaj Maisel, o importante administrador público da Cidade Judaica e o judeu da corte do imperador Rodolfo II. Em 1591, ele consegui do soberano um privilégio especial para a construção desta sinagoga. Durante a vida de Mordechaj Maisel, a sinagoga servia exclusivamente como templo familiar, sendo que a presença de público externo só foi permitida após a sua morte. O último serviço aconteceu aqui em 1941.

A sinagoga Maisel passou por muitas reformas durante a sua história. O antigo prédio renascentista quase foi incendiado por completo em 1689 e teve que ser diminuído. Além disso, a entrada encontrava-se originalmente no local do atual altar. A sua forma contemporânea neogótica foi adquirida durante a reforma da virada entre os séculos XIX e XX, ocorrida durante a referida campanha de saneamento.

Caso queira visitar esta sinagoga, será necessário adquirir um ingresso para o Museu Judaico, que também dá o direito de acesso à sinagoga Espanhola, à sinagoga Pinkas, à sinagoga Klausen, ao Salão Cerimonial e ao Antigo cemitério judeu. Não é possível adquirir um ingresso apenas à sinagoga Maisel.

Esta sinagoga também pode ser visitada com um dos nossos guias durante uma visita guiada em português às sinagogas de Praga. Assim, por meio desta interpretação, saberá muito mais sobre as história dos judeus tchecos, as suas tradições e vida cotidiana.

 Onde
Josefov

Atualmente, a sinagoga Maisel é, talvez, a mais bela sinagoga da região de Josefov. Em 2014 e 2015, passou por uma ampla reforma e modernização, adquirindo uma entrada acessível e tecnologia audiovisual que tornam a visita à sinagoga bastante agradável.

Alicia, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu