Sinagoga de Jerusalém

A sinagoga de Jerusalém é a única sinagoga de Praga ainda em atividade que não fica na área do antigo gueto judeu mas sim na Cidade Nova, próxima à estação central. Em relação às outras sinagogas da cidade, destaca-se devido ao seu tamanho e fachada colorida, que visivelmente lembra os monumentos muçulmanos da Espanha. Foi projetada em estilo mourisco e art nouveau por Wilhelm Stiassny, famoso arquiteto de monumentos judaicos e fundador do Museu Judaico de Viena.

Esta sinagoga recebeu o seu nome atual devido à rua onde se encontra, a Jeruzalémská (Jerusalém). No entanto, era originalmente conhecida como sinagoga do Jubileu em homenagem a Francisco José I, que completava 50 anos de reinado durante o período do planejamento da sua construção, no final do século XIX. Foi inaugurada em 1906 e ficou sem realizar serviços apenas durante o período do Protetorado.

Apesar de não ser parte do Museu Judaico de Praga, a sinagoga é aberta ao público em geral. Além da experiência arquitetônica, oferece aos visitantes duas exposições permanentes, “A comunidade judaica de Praga de 1945 até hoje” (“Židovská obec v Praze od roku 1945 po dnešek”) e “Monumentos judaicos e as suas reconstruções após 1989” (“Židovské památky a jejich rekonstrukce po roce 1989”), que, por meio de fotografias de época e documentos, captura a história da comunidade judaica de Praga no pós-guerra. Os visitantes podem visitá-la diariamente entre abril e outubro exceto aos sábados e feriados judaicos.

 Onde
Cidade Nova

Não conseguiu visitar a sinagoga de Jerusalém? Pode ainda vê-la enquanto espera o trem: encontra-se muito perto da estação central.

Patrick, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu