Contato
Minha lista

Informações Importantes

Tipo de museu
Tipo de galeria de arte
Estilo arquitetônico
Onde? Vinohrady

A Praça Jiřího z Poděbrad (náměstí Jiřího z Poděbrad) é a maior praça de Praga depois da Praça Carlos, em estilo gótico. Assim como a Praça Carlos, também o seu homólogo no bairro de Vinohrady, pode ser entendida como um grande parque cercado de imóveis que lhe conferem, em muitos aspectos, uma atmosfera de estação de termas luxuosa.

A praça é dominada pela Igreja do Sagrado Coração, edificada entre os anos de 1928 e 1932 segundo o projeto do arquiteto esloveno Josif Plečnik. Como vários outros arquitetos de Praga, Plečnik era discípulo do representante da escola de Viena Otto Wagner, um dos fundadores da arquitetura art nouveau e modernista na Europa Central. No seu trabalho, Plečnik não falta uma forte influência mediterrânea que permite às suas realizações distinguir-se graças a um caráter digno, atemporal, e por um papel importante relegado aos elementos da arquitetura clássica. A obra mais célebre de Plečnik foi certamente a transformação do Castelo de Praga quando esse se tornou a sede presidencial da primeira república tchecoslovaca.

A Igreja do Sagrado Coração de Praga, que foi a última obra de Plečnik em Praga, permanece uma de suas obras mais impressionantes. Vê-se nela uma reminiscência original dos templos antigos, à qual se acrescentam elementos modernistas no exterior e principalmente no interior do edifício.

A poucos passos da Praça Jiřího z Poděbrad está a Praça Škroupovo, cuja forma circular evoca as composições urbanistas da época barroca e também a torre de televisão de Žižkov, cuja arquitetura de “ficção científica” cria um fascinante contraste com os antigos edifícios circundantes.

Contato

Náměstí Jiřího z Poděbrad náměstí Jiřího z Poděbrad Praha 3 – Vinohrady

Opinião dos viajantes

Você encontrará nas proximidades

O que fazer
O que visitar
Onde comer e beber
Comprar