A Nova Cena é a irmã moderna do prédio original neorrenascentista do Teatro Nacional. Sedia, já há muitos anos, a mundialmente famosa Lanterna Mágica, o primeiro teatro multimídia do mundo. No entanto, oferta também peças de teatro, balé e opera.

A ideia de construir a Nova Cena surgiu logo após o final da segunda guerra mundial. No entanto, só saiu do papel em 1983, quando o projeto do arquiteto Karel Prager foi concretizado. Os três prédios da Nova Cena formam, juntamente com o Teatro Nacional original, uma pequena praça fechada que, desde 2016, recebe o nome de “praça Václava Havla” em homenagem ao primeiro presidente da República Tcheca. Se a praça estiver visivelmente lotada, não tema e visite-a. Ali, feiras, mercados de design e apresentações públicas acontecem frequentemente.

O que chama mais a atenção é o prédio principal da Nova Cena, que fica na avenida Národní. É, com certeza, o mais conhecido exemplar do brutalismo arquitetônico tcheco, além de ser uma dos mais singulares e, ao mesmo tempo, mais controversas construções do centro de Praga.

É impossível deixar de notá-la graças à face de vidro junto à entrada e à fachada coberta por placas de mármore verde. O mármore verde (assim como outros itens do design original como, por exemplo, os corrimãos de aço oxidável ou os lustres de cristal) pode ser encontrado também no seu interior ímpar, que respira uma inigualável atmosfera dos anos 1970.

 Onde
Cidade Nova

Endereço

Uma grande parte do segundo andar é ocupado pelo espaçoso e original café NONA. Oferece um local agradável para se sentar junto ao café e aproveitar a vista à agitada avenida Národní.

Jan, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu