O nome de um dos autores de escrita alemã mais famosos e um dos personagens mais importantes da literatura do século XX está intimamente ligado ao ambiente praguense. Franz Kafka nasceu aqui e Praga, que foi para ele uma prisão e um refúgio, também influenciou muitas das suas obras. Se está preparado para emoções fortes, tem que visitar o museu que se encontra no edifício da antiga fábrica de tijolos Hergetova (Hergetova cihelna), à beira do rio Moldava, do lado da margem do Bairro Pequeno.

Obscura e poética, as instalações audiovisuais contam com o conhecimento prévio do visitante ou, pelo menos, que tenham lido alguma das suas obras. A exposição é voltada principalmente para a vida e a pessoa de Franz Kafka. Não espere uma análise detalhada sobre os seus livros.

O início da exposição foca na origem judia de Kafka, estão expostas fotos antigas do Bairro Judeu e, como em todo o resto da exposição, encontrará aqui excertos das cartas de Kafka. A sala de projeção, acompanhada pelos sons de Moldava do compositor Smetana, dedica-se à sua infância, quando a família vivia na Casa Esgrafitada do Minuto (dům U Minuty), junto ao relógio astronômico da praça da Cidade Velha. Em muitas das vitrines vê-se inúmeras fotografias, excertos de cartas, assim como, por exemplo, o certificado da sua graduação em Direito. As fortes tensões entre as personalidade do funcionário público e do artista levaram-no a um desastre interior visto também nos seus desenhos simples, trabalhados na exposição sob a forma de animações sutis. Um outra interessante instalação dedica-se ao encontro de Kafka com o teatro e o iídiche e também aos seus quatro amores que, na maior parte do tempo, funcionaram por correspondência.

A última parte do primeiro andar se aproxima do período quando, por causa da tuberculose da laringe, Kafka não podia falar, comer e nem beber, e também da sua morte.

Pelas escadas vermelhas que parecem nunca terminar, desce-se ao andar de baixo e chegando ao aflitivo mundo da burocracia. Um labirinto com grandes gavetas, nomes marcados levam a América e O Processo. Segue-se uma impressionante apresentação audiovisual inspirada no romance inacabado O Castelo. Durante toda a exposição será guiado pela citação de livros, cartas e diários que mergulham ainda mais na atmosfera das obras de Kafka e na vida e pensamentos do autor.

 Onde
Centro da cidade | Malá Strana

Visite também a loja do museu e compre um mapa de Praga segundo Franz Kafka. Um passeio por lugares relacionados com a vida e a personalidade de Kafka é uma boa maneira de ampliar a experiência adquirida no museu.

Šárka, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu