Monumento Nacional de Vítkov

Este majestoso memorial e sua imensa estátua equestre são um grandioso monumento arquitetônico, um local importante para história tcheca e um museu que captura os momentos-chaves da história moderna do estado tcheco. Foi construído entre os anos de 1929 e 1933 como uma homenagem aos legionários tchecoslovacos e à resistência tcheca da primeira guerra mundial. Aqui, encontramos também a tumba do soldado desconhecido.

O Memorial Nacional de Vítkov é uma amostra do monumentalismo austero do estilo funcionalista. O autor do memorial é o arquiteto tcheco Jan Závorka, que também projetou o edifício do Museu do Exército de Žižkov, localizado próximo ao memorial. Perante ao memorial encontra-se a estátua do comandante Jan Žižka de Trocnov, erguida no ano de 1950. Em 1420, Jan Žižka e o pequeno grupo de hussitas sob o seu comando derrotaram, em Vítkov, todo um exército de cruzados que cercava a cidade de Praga. Hoje em dia, esta estátua é a terceira maior estátua equestre de bronze no mundo.

O regime comunista apropriou-se do memorial, transformando-o no mausoléu de Klement Gottwald, onde eram enterrados importantes representantes do Partido Comunista da Tchecoslováquia. O mausoléu funcionou, aqui, até o ano de 1962. Após a revolução de 1989, todas as pessoas aqui enterradas foram transferidas para outros locais.

Apesar de o santuário nacional de Vítkov ter conseguido sobreviver ao período do comunismo, já não desperta, hoje em dia, a mesma emoção que despertava na época da sua construção. O pathos da Primeira República, época em que a Tchecoslováquia construiu a sua identidade nacional e comemorou heróis, é, hoje, só uma lembrança que retorna apenas durante os feriados nacionais.

 Onde
Žižkov

Endereço

É possível visitar Vítkov apenas à passeio. Ao redor do memorial, abre-se um parque com uma linda vista à Praga.

Marek, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu