Memorial Nacional aos Heróis do Terror de Heydrich

O memorial dedicado aos paraquedistas que, em 1942, participaram do atentado ao delegado protetor do Reich, Reinhard Heydrich, está convenientemente localizado na igreja ortodoxa russa São Cirilo e Metódio na Cidade Nova onde os paraquedistas estiveram escondidos até serem descobertos. O memorial exibe uma das poucas exposições em Praga que, de forma sensível e detalhada, apresenta a situação da Tchecoslováquia pouco tempo antes da Segunda Guerra Mundial e durante esse período. Embora a exposição seja, antes de mais nada, dedicada à operação Antropoide, nome dado ao assassinato cometido por membros da resistência tcheca no exterior contra Heydrich, fica-se também a saber o que precedeu a ação e as suas consequências. A mais trágica delas foi o extermínio e a queima da pequena cidade de Lidice pelos nacistas alemães, embora a conexão dos seus habitantes com o atentado fosse apenas um pretexto e uma suspeita não comprovada.

A exposição, para a qual o pagamento é feito apenas com contribuições voluntárias, é composta por duas partes. A primeira é uma sala com painéis explicativos, onde não falta uma rica documentação fotográfica e também uma vitrine com objetos que mostram uma fração daquilo que sobreviveu ao atentado. O período entre o Acordo de Munique até a ocupação da Tchecoslováquia pelos alemães, a chegada de Heydrich e o início dos seus drásticos esforços de germanização da nação tcheca até a preparação para o atentado, a execução e o que se seguiu… Tudo isso está exposto graças às lembranças de muitas pessoas que fizeram parte do evento e que, pelas suas participações, acabaram sendo executadas.

A segunda parte da exposição é uma experiência forte, ou seja, a própria cripta onde os paraquedistas se esconderam depois do atentado e onde, por uma traição, foram descobertos e onde também morreram heroicamente. A porta moderna de entrada à cripta evoca uma fronteira simbólica para a qual o cruzar significava, a todos os que tiveram parte no atentado, uma decisão consciente sem volta; o cruzar de uma fronteira da segurança ao risco de morte.

 Onde
Cidade Nova

Endereço

Národní památník hrdinů heydrichiády

Não deixe de visitar a própria igreja. Trata-se de um templo ortodoxo em estilo barroco com uma decoração interessante e que, para além disso, recorda os últimos momentos dos paraquedistas refugiados.

Ana, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu