Contato
Minha lista

Informações Importantes

Tipo de museu
Tipo de galeria de arte
Estilo arquitetônico Barroco
Onde? Cidade Velha

Fortaleza jesuíta no centro de Praga...

O Klementinum é, depois do Castelo de Praga, é o segundo mais amplo complexo de prédios históricos da cidade. Foi construído para ser a acomodação dos membros da ordem jesuíta, durante muito tempo sediou a Universidade de Praga (Universidade Carlos ou Univerzita Karlova) e hoje é sede da Biblioteca Nacional da República Checa. O extenso completo com cinco pátios e duas igrejas apresenta ao visitante um mundo completamente à parte e fora dos local e tempo comuns, inserido como uma ilha independente de silêncio no labirinto das ruelas da Cidade Velha.

Os jesuítas, que chegaram em Praga no ano de 1555, não escolheram o local por acaso: a localização perto da Ponte Carlos e da Praça do Cruzamento (Křižovnické náměstí, é na verdade uma parte da Praça da Cidade Velha) era uma das mais prestigiadas e de maior visibilidade na Cidade Velha. O embrião do futuro alojamento foi o Monastério dos Dominicanos, fundado no século XIII próximo à capela românica de São Clemente. A construção do alojamento atual começou na metade do século XVII e terminou um século depois. O principal arquiteto era Carlo Lurago: ele não só criou a proposta ideológica do local, mas também a fachada portentosa que dá para a rua Křížovnická e o portal majestoso e triunfal da adjacente Igreja de São Salvador.

Ao longo de um período razoavelmente longo o complexo se distinguiu por ter apenas um estilo arquitetônico, que evoca o barroco dos palácios ou das construções de palácios. Não menos surpreendente são os interiores preservados. Além de duas igrejas (São Clemente e São Salvador) com decorações em pintura e em escultura encantadoras e da Capela Italiana (Vlašská kaple) – que era a principal igreja da colônia artística italiana em Praga –, até os dias de hoje no Klementinum se conservaram espaços como um admirável antigo refeitório com decoração em afrescos barrocos que hoje serve como sala de estudos da biblioteca nacional, salas de biblioteca com globos históricos, a capela barroca de espelhos e a torre astronômica, onde se encontra a mais antiga estação meteorológica das terras checas e da qual é possível ter uma bela vista para os telhados da Cidade Velha.

Nossa dica

Dentro da capela de espelhos são realizados regularmente concertos de uma hora de música clássica, para os quais podes comprar ingressos por meio de nosso sistema.

Marcela

Contato

Klementinum Mariánské náměstí 190/5 Praha 1 – Staré Město 110 00

Opinião dos viajantes

Você encontrará nas proximidades

O que fazer
O que visitar
Onde comer e beber
Comprar