Contato
Minha lista

Informações Importantes

Tipo de museu
Tipo de galeria de arte
Estilo arquitetônico Barroco
Onde? Centro da cidade | Cidade Velha

Eco influente da Roma Barroca...

A Igreja primária de São Francisco de Assis foi fundada no ano de 1252 bem próxima ao convento dos Křížovníks com a estrela negra, que é a única ordem religiosa exclusivamente masculina nas terras checas. E está conectada com essa história até hoje – a antiga ordem permanece perto da igreja e as bases da igreja gótica são visíveis na cripta do atual prédio.

O templo de hoje, construído no terceiro quarto do século XVII, tem uma estrutura especial no contexto da arquitetura barroca em Praga. É uma construção que em sua arquitetura evoca tanto a Roma barroca quanto a França clássica, e assim conecta as duas mais significativas correntes arquitetônicas europeias do século XVII. O autor da Igreja, Jean-Baptiste Mathey, nasceu na Borgonha, mas passou sua juventude e seus primeiros anos de trabalho em Roma. Lá mesmo que ele conheceu o arcebispo de Praga Jan Bedřich de Valdštejn. Ele o trouxe até Praga e o cedeu a mais relevante construção da cidade: o Palácio do Arcebispo e a Igreja de São Francisco perto da Ponte Carlos.

Durante a composição da obra Mathey usou motivos que são típicos para a Roma barroca, como a fachada dinâmica, que soberanamente domina a Praça do Cruzamento (Křížovnické náměstí), a grande cúpula que evoca a Basílica de São Pedro no Vaticano entre outras construções romanas. As origens francesas estão na planta da igreja e na composição enobrecida das fachadas, que como uma das poucas em Praga tem apenas uma cor e é composta de grandes painéis de pedra.

O interior da igreja se distingue por sua conexão única da arquitetura com a decoração e pintura e em estátua. O principal altar com as estátuas abrigadas em “nichos”, isto é, reentrâncias dentro das paredes apontam vinculam sua plasticidade e seu dinamismo à criação romana de Gian Lorenzo Bernini. As paredes são revestidas com mármores coloridos em uma refinada combinação de cores. O ápice do local é a cúpula com o afresco do Juízo final, obra do mais famoso pinto barroco praguense de afrescos Václav Vavřinec Reiner.

Nossa dica

Essa Igreja abre seus portões apenas por ocasião dos regulares concertos de música de órgão no final da tarde. O bilhete podes comprar facilmente em nosso sítio. O interior passou por uma ampla reconstrução no ano de 2017, de modo que o visitante pode esperar uma experiência arquitetônica e musical muito agradável.

Camilla

Contato

Kostel svatého Františka z Assisi Křížovnické náměstí 191/3 Praha 1 – Staré Město 110 00

Opinião dos viajantes

Você encontrará nas proximidades

O que fazer
O que visitar
Onde comer e beber
Comprar