Antigo Salão Cerimonial Chevra Kadisha

Uma lembrança romântica do gueto destruído...

Durante a demolição geral do antigo gueto judaico sua atmosfera pitoresca foi irreparavelmente destruída. No lugar de ruelas estreitas foram construídas amplas avenidas com prédios e casas portentosas, que não tem absolutamente nada em comum com a atmosfera do antigo gueto judaico. O único lugar onde foi preservada pelo menos uma fresta dessa atmosfera original são os arredores do Antigo Cemitério Judaico. A ilusão efêmera do único gueto é convocada não somente pelo cemitério com seus túmulos, mas também por alguns dos poucos prédios históricos: a Sinagoga Nova e Velha (Staronová synagoga), a Sinagoga de Klausen (Klausová synagoga), a Alta Sinagoga (Vysoká synagoga), e a Prefeitura Judaica (Židovská radnice).

O antigo salão cerimonial da sociedade funerária Chevrakadisha é uma das poucas construções recentes que se aproxima do caráter do antigo gueto destruído. Foi fundada nos anos de 1906–08 e por meio de sua expressão romântica e neorromântica acaba por evocar a história milenar do gueto. O térreo da casa era um necrotério, no primeiro andar estava a sala de ritual de purificação dos mortos e no segundo andar uma sala com um ciclo de imagens de parede dedicadas à atividade da sociedade funerária do final do século XVIII.

Desde 1926 o prédio é gerenciado pelo Museu Judaico em Praga (Židovské muzeum v Praze). Hoje aqui se encontra uma exposição dedicada ao antigo cemitério judaico e à história da sociedade funerária.

O Salão Cerimonial da sociedade funerária se situa ao lado da Sinagoga Klausen, utilizada pela sociedade como local de preces. Caso queira visitar o Salão Cerimonial, será necessário adquirir um ingresso para o Museu Judaico, que também dá direito de acesso às Sinagogas Espanhola, Pinkas, Maisel e Klausen, além do antigo cemitério judaico. Não é possível adquirir um ingresso apenas para o Salão Cerimonial, que pode ser visitado com um dos nossos guias durante uma visita guiada em português às sinagogas de Praga. Assim, por meio da interpretação, saberás muito mais sobre a história dos judeus checos, suas tradições e sua vida cotidiana.

 Onde
Centro da cidade | Josefov

Endereço

Menu