A história do Futurum é excecional pelo fato de o estabelecimento já existir, como clube, desde o período do regime comunista. No período pré-revolução, obviamente muitas bandas eram proibidas e o os DJs também tocavam nas discotecas, mas algumas bandas podiam se apresentar pelo menos por um tempo limitado. As bandas de rock e reggae desse local formaram os gostos não só dos praguenses.
Infelizmente, o clube não funcionou ininterruptamente. Por outro lado, nos últimos anos funciona, e muito bem. Há pouco tempo sofreu uma reconstrução completa e, numa atmosfera confortável e moderna, pode desfrutar de festas memoriais (assim como a sua “irmã” Lucerna Music Bar), eventos noturnos com DJ e, ocasionalmente, excelentes concertos de grupos de rock.
A maioria do seu público é local já que o clube não está localizado no centro. No Futurum ninguém está interessado em ganhar dinheiro fácil. Atenta-se, principalmente, para que os visitantes se divirtam e para que o programa seja interessante e desafiador.