Oferta especial

Agenda Cultural de Praga

Maravilhoso!! :)
Espetáculo + Grande Tour de Praga = sem gastos de reserva!!

Recomendado por

A Cozinha Tcheca

Os Pratos Tradicionais

A cozinha Tcheca tradicional é particularmente abundante e muito variada. As influências alemãs e austríacas deixam muito espaço para as carnes, enquanto as especiarias da Europa Central convidam você a descobrir novos horizontes culinários.

Pato assado, com repolho e batatas. Cozinha Tcheca tradicional. © CzechTourism.com "Kulajda" com ovos e cogumelos. Sopa tradicional Tcheca. © CzechTourism.com

É muito difícil escolher entre as numerosas especialidades locais que os menus dos restaurantes e das cervejarias oferecem... mas não se esqueça que os pratos são fartos. Para ajudar você na sua escolha, apresentamos a você um panorama dos pratos mais populares.

Primeiro prato (předkrmy)Charcutería de Moravia
São principalmente pratos típicos da Europa Central, mas vale a pena provar uma especialidade tcheca. A mais famosa é o presunto de Praga (pražská šunka), uma variedade de presuntos recheados com nata batida. Você também pode provar algumas saladas, como a Šopský salát, con tomates e pepinos cobertos de queijo ralado. Último conselho… não deixe de provar o famoso "husí játra na cibulce", fígado de ganso com cebola.

Sopas (polévky)"Kulajda", sopa tradicional checa.
As sopas são muito apreciadas na República Tcheca. Entre as mais populares, cabe mencionar a sopa nacional (česká bramborová) a base de cenouras, cogumelos e batatas, a sopa de repolho com bacon (zelňačka) ou a sopa de cayos (Drstková), bastante surpreendente…

Pratos principais (česká národní jídla)
Geralmente a base de carne (rês, frango, porco, pato, ovelha...) com acompanhamentos fartos.
Comçamos pelo famoso Gulash. Procedente de Hungria, existe uma versão tcheca que forma parte da gastronomia nacional. O Gulash é normalmente preparado com carne, caldo de rês, cebola, pimenta, pimentões e batatas. É um prato muito barato  e consistente que irá encantar os amantes da boa culinária.
A carne de rês é bastante apreciada, no entanto, é mais cara que os outros tipos de carne. Entre os pratos a base de carne de rês, encontramos: a Svíčková na smetaně (carne de rês assada com nata e frutos do bosque) e o Španělské ptáčky (carne de rês recheada com bacon, cebola e pepino).

Pato asado con lombarda y patatasOs pratos à milanesa são outra grande especialidade da culinária tcheca. As carnes à milanesa (frango ou porco) encontram-se em todos os menus, tanto em receitas de porco, como em queijos à milanesa... enfim, todos os alimentos têm a sua versão passada em pão ralado...


Os peixes formam parte da gastronomia tcheca, ainda que em uma menor frequência do que a carne. Geralmente, se come a carpa, típica para o jantar de Natal e é servida acompanhada de ameixas secas e nozes. Gulash checo. (Kapr na černo).

Os acompanhamentos
Geralmente são servidas apartenão estão incluídos no preço do prato principal. Os acompanhamentos tradicionais da cozinha tcheca são:
- knedlíky: a base de levedura para o pão ou de batatas, feitos de farinha, ovos e levedura. Fatiados, substituem o pão para saborear com o molho de certos pratos tradicionais
- Bramborák: pães de batatas temperados com manjerona.

As sobremesas (moučníky)
Postre tradicional checo. As sobremesas tchecas são originários dos países vizinhos (principalmente a Áustria), ou seja, encontra-se uma grande variedade de sobremesas típicas de Viena e crepes recheados com frutas frescas e chantilly.

Os melhores endereços: consultar a nossa seleção de restaurantes gastronômicos e tradicionais.

Conhecer e reservar agora um menu gastronômico em um dos melhores restaurantes de Praga.

Petiscos Tchecos
Cervecería checa.

As “hospoda” ou “pivnice”, além de cervejas, servem uma grande variedade de petiscos  fartos e saborosos que ajudarão a satisfazer a sua vontade.

Pequeno vocabulário:
- Topinka: pão frito com alho.
- Utopenec: salsichas marinadas com pimentões e cebola crua
- Tlačenka: cabeça de javali com cebola e pão
- Nákladaný hermelín: camembert tcheco marinado
- Pivný sýr: Queso a cerveja, marinado em cerveja até que tenha consistência adequada para untar
- Olejovky s cibulkou: peixe em azeite com cebola
- Zavináč: rolos de arenque.

Veja a nossa seleção das melhores cervejarias de Praga

"Chlebičky": torradinhas Tchecas

Los "chlebičky", tostadas checas.Outra especialidade tcheca a provar: os chlebičky, pequenos canapés presentes em cada mesa tcheca na hora de receber visitas. São servidos como aperitivos ou como lanche a qualquer hora do dia. Existe uma grande quantidade de ingredientes: cremes de todo tipo, carne e embutidos, ovos cozidos, verduras, peixes…

O melhor endereço de Praga para comer chlebičky:

Zlatý kříž
Jungmannovo náměstí 19 (Muito próximo da Praça de Wenceslao)
Praga 1 – Cidade Nova

Galeria de fotos

Comentários

Voltar ao topo da página