O Reduta é para muitos, ao lado do clube AghaRTA, o clube de jazz mais conhecido de Praga e isso pela sua longa história. Abriu em 1957, e portanto, é o clube de jazz mais antigo em toda a República Tcheca. Antigamente eram apresentadas peças de teatro e, entre outras coisas, aqui foi apresentado o teatro negro pela primeira vez na história tcheca.

Entretanto, o início do Reduta não foi fácil  já que os anos 50 e o regime comunista não eram os melhores amigos do jazz. O jazz era tido pelos comunistas como uma ferramenta de expressão do imperialismo. Por isso, os jovens amantes do jazz procuraram um lugar onde pudessem se entregar completamente ao seu passatempo sem serem  perturbados. Segundo fontes históricas, no ano de 1957, o baixista Jan Arnet encontrou o nicho em um edifício da rua Národní třída. No porão havia um espaço abandonado ideal para a fundação de um clube de jazz.

Na história desse clube estão inscritos os nomes de verdadeiras estrelas da música: Louis Armstrong, Tony Scott, B. B. King, Wynton Marsalis, Chick Corea, Dee Bridgewater e Glenn Miller Orchestra, para além de terem recebido companhias de teatro como a Mime Marcel Marceau. Entre os espectadores famosos figuram nomes de presidentes tchecos e internacionais. Entre os tchecos, estão o ex-presidentes Vaclav Havel e Vaclav Klaus como frequentadores regulares. No ano de 1994, esteve tocando no local o ex-presidente americano e amante do jazz, Bill Clinton.

Hoje em dia, o clube apresenta regularmente concertos de grupos internacionais e solistas, mas também cabe aqui uma “big band” toda. No programa vê-se também o trio contemporâneo American Youth Jazz Orchestra com 42 membros. Os jovens jazzistas podem apresentar-se aqui no âmbito da série de concertos estudantis Youth Stage.

O Reduta não se tornou uma armadilha para apanhar turistas, mesmo estando localizado no centro turístico de Praga e ser predileta entre os turistas. Não deixa de lado o comportamento correto com os seus visitantes e muito menos a qualidade das produções de jazz apresentadas aqui. O Reduta relaciona-se com o jazz não apenas enquanto cenário musical para acompanhar e completar um jantar delicioso. O Reduta está arraigado nos corações para que o jazz de qualidade possa evoluir. É por isso mesmo que são feitas aqui competições de talentos musicais.

 Onde
Centro da cidade | Cidade Nova
 Tipo de estabelecimento
Nossos favoritos | Clube de jazz
 Preço
$$
Wi-fi grátis
Adaptado para pessoas com mobilidade reduzida
Terraço
Adequado para famílias com crianças
Animais de estimação permitidos
Cartão de crédito

Se o jazz não é o seu estilo favorito ou se encontrou o Reduta lotado, dê um pulo no clube de rock que está mesmo ao lado. Lá, no bar do andar térreo, é quase certo que encontrará lugar para sentar.

Jan, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu