Žižkov é um dos bairros mais pitorescos e impressionantes de Praga. Cresceu no período intempestuoso do desenvolvimento industrial na segunda metade do século XIX e, desde o início, foi pensado para ser o distrito residencial dos operários que chegavam a Praga para trabalhar. Ao contrário do bairro vizinho Vinohrady que tem ruas largas e quarteirões regulares, as ruas de Žižkov tem ruas estreitas e quarteirões irregulares. Ainda que a maioria dos apartamentos tenha cômodos pequenos e mal iluminados, têm as suas fachadas inspiradas na arquitetura renascentista italiana e dos palácios barrocos. A localização em uma encosta também deu ao bairro um caráter único que, muitas vezes, é comparado com a atmosfera de Montmartre, em Paris.

O nome Žižkov está relacionado com o famoso capitão hussita Jan Žižka de Trocnov, conhecido como o destemido comandante que derrotou todos os exércitos inimigos. O nome combina perfeitamente com a atmosfera rebelde que, na maior parte do tempo, predominava. A fama provocadora do bairro foi mantida mesmo durante o regime comunista. Talvez por isso mesmo que o bairro esteve destinado a ser demolido completamente. Lamentavelmente, na parte mais antiga de Žižkov hoje há casas pré-fabricadas uniformes. Mostram a decadência trágica na qual o bairro cairia caso a revolução de 1989 não tivesse ocorrido. Depois dessa revolução, Žižkov tornou-se um dos bairros mais vivos, famoso pelos seus renomados bares e botequins. A atmosfera livre e liberal da república Žižkov, como ficou conhecido no período do entreguerras graças ao seu caráter específico, foi felizmente mantida até os dias de hoje em muitos lugares.

Monumentos de destaque:

Žižkov é, do ponto de vista arquitetônico, todo impressionante, cujo panorama pode ser melhor observado do alto da colina, junto ao monumento nacional de Vítkov, construído na década de 30 como um monumento nacional tchecoslovaco que se distingue pela sua monumentalidade enfatizada por ser a maior estátua equestre do mundo.

Entre os monumentos culturais é preciso citar também as tabernas que lhe dão a atmosfera e caráter específicos. Neste sentido, a mais notável é, sem dúvida, a taberna U Vystřelenýho oka (O Caolho) com as suas pinturas excepcionais feitas pelo pintor Martin Velíšek.

 Onde
Žižkov

Endereço

Žižkov
Menu