Vyšehrad é o oponente histórico e místico do Castelo de Praga. Exatamente aqui se desenvolveram as lendas tchecas mais antigas, incluindo a de Horymír que se salvou ao saltar com o seu cavalo Šemík do despenhadeiro para o rio. De antiga residência real, com o imperador Carlos IV passou a tópico da igreja que era o contrapeso simbólico do poder secular. Este papel tornou-se fatal durante as guerras hussitas já que foi aqui que ocorreu um dos ataques mais devastadores dos fervorosos insurgentes hussitas. O castelo então destruído derrocou por séculos. Até que no século XVII tornou-se numa fortaleza barroca maciça. A sua reconstrução para fins militares resultou na destruição dos séculos anteriores. Por isso, é possível dizer que do castelo original restaram apenas vestígios.

E mesmo esses indícios bastaram para que o Vyšehrad fosse o tópico de interpretações românticas e místicas da histórica tcheca. O seu papel nacional simbólico ficou confirmado com a construção da basílica neogótica e, em particular, com a fundação do cemitério onde repousam os maiores nomes da vida cultural e política tcheca. Vyšehrad conserva essa atmosfera mística de sonhos até hoje: nas rochas acima da cidade, mergulhado em mil anos de história que se revela apenas aos que emudecem o suficiente para conseguir senti-lo.

Também a área abaixo do Vyšehrad é caracterizada por uma notável atmosfera que, ao contrário de outros lugares mágicos de Praga, ainda não foi descoberto por muitos visitantes. A rua principal, em lenta subida em direção ao portão barroco, está alinhada com casas de fachadas românticas que datam, maioritariamente, dos séculos XIX e XX. Uma etapa completamente única na história desse bairro é o “intermezzo cubista”, quando surgem inúmeras e admiráveis casas e mansões cubistas.

Monumentos de destaque:

O período mais antigo da história do Vyšehrad é representada pela rotunda de São Martinho, com origens que vão ao século XI. Outras obras medievais são descobertas graças às escavações arqueológicas que decorrem já há mais de cem anos. Entre as fortificações barrocas, a mais impressionante é o palco no mesmo estilo entrecruzado por vários corredores e salas (veja museu casamata).

A principal conquista do século XIX foi a construção da igreja neogótica de São Pedro e Paulo que, lamentavelmente, sobrepôs as bases mais antigas da antiga igreja histórica. Uma visita ao cemitério Slavín, onde se encontram admiráveis estátuas e túmulos, é igualmente impressionante.

Excepcionais são também as casas na rua Neklanova e à beira do rio, abaixo do Vyšehrad.

 Onde
Vyšehrad

Endereço

Vyšehrad
Menu