Torre Mirante de Petřín

O ano é 1889. Em Paris, ocorria a Exposição Mundial e, naquela ocasião, inaugurava-se a torre Eiffel. Aquela exposição foi visitada por representantes do Clube de Turistas Tchecos que, ao respirar aquele símbolo do progresso, decidiram “trazê-lo” à Praga. Surgia um novo mirante em Praga, na colina Petřín, a mais de 100 metros acima da cidade e das margens do Moldava. Por isso, mesmo que tenha apenas 65 metros de altura, o mirante de Petřín oferece uma vista comparável àquela da torre Eiffel de Paris.

O mirante foi inaugurado em 1891 e, assim como a torre de Paris, foi acompanhada pela Exposição do Centenário das Terras (Zemská jubilejní výstava). Mesmo que seja apenas em parte inspirada pela sua irmã francesa mais magistral, respira uma adorável atmosfera burguesa da Belle Époque. Conta-se que, em 1939, Adolf Hitler, durante uma sua vista à Praga, que acabara de ocupar, desejou que fosse removida. No entanto, o seu desejo felizmente não foi atendido e, assim, a “pequena torre Eiffel” ergue-se em Petřín até os dias de hoje.

 Onde
Centro da cidade | Malá Strana

Além do mirante, em Petřín encontra-se também uma outra curiosidade: o observatório Štefáníkov e o Labirinto de Espelhos. Um verdadeiro paraíso para as crianças.

Anaïs, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu