Contato
Minha lista

Informações Importantes

Tipo de museu
Tipo de galeria de arte
Estilo arquitetônico
Onde? Fora do centro | Bubeneč

A reserva real ou Stromovka é um vasto parque em estilo inglês no bairro de Bubeneč, em Praga, nas proximidades dos bairros de Letná e de Holešovice. Na parte norte o parque é vizinho da Ilha Imperial (Císařský ostrov), de onde é possível embarcar no barco P8 do transporte público para ir ao Zoológico de Praga ou ao Palácio de Troja (Trojský zámek).

Como diz o nome – Stromovka vem de strom, árvore – o parque era originalmente uma reserva de caça do reino checo, fundado já no século XIII pelo Rei Otakar II. Seu aspecto “selvagem” foi preservado até os dias de hoje, portanto não é de se estranhar que aqui venham passar dias de verão os habitantes até mesmo dos rincões mais distantes de Praga.

Ao longo dos séculos foi realizada aqui uma série de melhorias. Das obras preservadas até hoje podemos mencionar por exemplo a residência de versão do governador (antes, residência de verão dos caçadores), que majestosamente se impõe na colina acima do parque. A obra, originalmente construída em estilo gótico, passou por algumas reformas e desde a metade do século XIX foi emprestada por seu dono como sítio de verão para os representantes políticos locais, daí o nome residência de verão do governador.

Durante o reinado do célebre Rudolf II (1576–1611) se sucedeu a criação de algumas lagoas. Por conta do preenchimento da Grande Lagoa e de seu projeto imponente foi perfurado embaixo da Letná a chamada Galeria de águas de Rudolf, um túnel mais longo que um quilômetro que trazia até aqui água do Rio Vltava. Rudolf também proveu a construção do espaço dos Moinhos reais, que recebeu como presente da Câmara tcheca.

Pouco depois foi construído para o Imperador Leopoldo I mais um sítio de verão, desta vez na parte baixa do parque. Esta residência hoje é conhecida pelo nome Šlechtovka, por conta de seu último locatário Václav Šlechta, que aqui até a Segunda Guerra Mundial comandava um restaurante.

No início do século XIX a reserva foi aberta ao público e paulatinamente ganhou o aspecto de parque público municipal. No final do mesmo século uma parte do parque foi esvaziada para a construção de um Pavilhão de Exibições, entretanto essa construção não diminuiu nem um pouco a beleza do parque.

Além de paz, tranquilidade e bastante espaço livre para se movimentar, vale a pena visitar Stromovka por mais um motivo: o planetário. A agenda do planetário é montada de tal forma que crianças e adultos, além de programas clássicos, possam também visitar exposições interessantes, participar de cursos de astronomia ou assistir uma palestra interessante.

Nossa dica

A Stromovka é um dos muitos parques de Praga onde é permitido fazer churrasco em público. Caso o tempo permita, não hesite e vá viver esta experiência.

Jan

Contato

Královská obora Stromovka Praha 7 – Holešovice

Opinião dos viajantes

Você encontrará nas proximidades

O que fazer
O que visitar
Onde comer e beber
Comprar