Prefeitura da Cidade Nova

O palco gótico de eventos dramático...

A Prefeitura da Cidade Nova foi construída na virada do século XIV para o XV como centro de poder da Cidade Nova gótica. O motivo principal da torre retoma a mais antiga prefeitura da Cidade Velha (Staroměstská radnice), à qual queria por meio de sua exposição se equiparar. Os interiores góticos da prefeitura foram testemunhas das sangrentas guerras hussitas. No ano de 1419 uma multidão de adeptos fanáticos da fé hussita invadiu a prefeitura e jogou pela janela representantes municipais católicos.

Uma reconstrução significante foi realizada no início do século XVI, quando foi instalado o portal em estilo renascentista primário. Esta reconstrução é obra do arquiteto real Benedikt Rieda, também autor da admirável Sala de Vladislav no Castelo de Praga. Os escudos de hoje são, no entanto, apenas uma cópia dos escudos originais. Acontece que no início do século XIX, no âmbito de uma reconstrução utilitarista, os princípios góticos foram retirados e a prefeitura ganhou a aparência de um edifício de um órgão público. A faceta gótico-renascentista foi devolvida à prefeitura por Kamil Hilbert no início do século XX. Mesmo desta vez é possível falar em uma conexão artística imaginária entre a Prefeitura da Cidade Nova e o Castelo de Praga, pois que Hilbert na mesma época foi o mesmo arquiteto responsável pela fase final de construção da Catedral de São Vito.

A última reforma da prefeitura foi feita nos estertores do século XX. Nesse momento foram reabilitados os espaços góticos e fundou-se uma ala moderna de pátios. Hoje em um espaço desta prefeitura se encontra o tendencioso Café Neustadt e as salas históricas são utilizadas para exposições e para fins sociais.

 Onde
Centro da cidade | Cidade Nova

Da torre da prefeitura tem se uma vista única e pouco conhecida para a Cidade Nova e um panorama completo da parte histórica de Praga.

Patrick, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu