Prédio Principal da Câmara Municipal de Praga

Sítio imponente da Câmara Municipal da Grande Praga...

O prédio da Câmara Municipal foi construído no começo do século XX. Sua monumentalidade e expressividade arquitetónica são sinais da importância que a cidade dava a seus representantes naquela época. Ainda que esteja situada no centro histórico da cidade, foi construída como um prédio isolado, isso significa, foi construído sem levar em consideração os arredores em que se situa. Por causa da obra foram derrubadas dezenas de prédios históricos, inclusive casas com afrescos românicos ou com decoração renascentista especial. As estátuas decorativas no prédio da Câmara apontam para o fato de que se situam em um lugar que tem uma história rica. Uma destas estátuas, por exemplo, é um homem de ferro que nos remonta a um ferreiro, um fabricante de armaduras da época, além da estátua do Rabino Löw, que é uma triste lembrança do tempo de demolição do gueto judaico. Ambas as estátuas foram criadas no contexto da belle époque pelo artista Ladislav Šaloun, o mesmo autor do monumento a Jan Hus na Praça da Cidade Velha.

Os relevos acima da entrada para o prédio apontam para a significância e para o papel da cidade de Praga, e são obras do não menos importante escultor Stanislav Sucharda, autor da estátua da mesma época em estilo art nouveau de František Palackého, situada na praça que leva o mesmo nome (Praça Palackého).

A arquitetura do prédio conecta de uma forma interessante os elementos artísticos do neobarroco, da art nuveau e da subsequente arte moderna. A construção está bem conservada inclusive em todos os seus peculiares elementos artísticos da arquitetura e de seu tempo histórico, que durante a visita nos conduzem à charmosa época do início do século XX.

 Onde
Centro da cidade | Cidade Velha

Endereço

Hlavní budova Magistrátu hlavního města Prahy

Caso o visitante entre pela parte de trás do prédio, vindo da Praça Franz Kafka, verá rapidamente um elevador histórico cíclico, ou Paternoster, criado no princípio de cabinas abertas constantemente em rotação, das ou nas quais se embarca ou desembarca durante o percurso do elevador, em qualquer andar e a qualquer momento. Não hesite e prove!

Jan, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu