Símbolo da revolução e da liberdade...

O prédio dançante é sem sombra de dúvidas a mais relevante construção que surgiu em Praga depois da Revolução de Veludo. Suas formas flutuantes e dançantes lembram a alegre liberdade, que surgiu na Checoslováquia depois da queda do regime comunista.

O lugar do prédio surgiu de forma trágica, em um ataque aéreo no ano de 1945, quando um bombardeiro norte-americano confundiu Praga com Dresden. Pelos próximos 50 anos o terreno permaneceu vazio. Seu renome secreto foi adquirido nos anos 1970 e 1980. Na casa do lado morava o dramaturgo e dissidente Václav Havel, que aqui era atentamente e incessantemente perseguido pela polícia secreta comunista. Justamente no apartamento de Havel surgiu a primeira ideia de construir uma casa domo símbolo de uma liberdade recém instaurada. Primeiramente o arquiteto Vlado Milunić com a simbologia do prédio se esforçou para captar a energia, ou euforia, que deveria ser sentida nos dias de novembro de 1989 em toda a sociedade.

A aparência final do projeto foi dada pelo arquiteto norte-americano Frank O. Gehry, que compôs a obra na forma do legendário par dançante Ginger Rogers e Fred Astaire. Alguns dos interiores do prédio foram projetados pela famosa arquiteta de origem checa Eva Jiřičná.

 Onde
Cidade Nova

Nos dias de hoje se situam no prédio a Galeria do Prédio Dançante e o restaurante de vista panorâmica Ginger & Fred, graça aos quais essa construção única está disponível ao grande público.

Hélène, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu