Praça Malostranské

A Praça de Malostranské é, junto à a Praça Hradčanské, a praça antiga mais bem conservada de Praga. Suas generosas dimensões e sua forma regular aparecem no século XIII, quando Malá Strana era ainda uma cidade gótica. É também nessa época que se constrói a precursora da igreja barroca de São Nicolau, perto da qual havia uma rotunda romana consagrada a São Venceslau e que teve de desaparecer com a construção do grande edifício da casa da Profissão pela ordem dos jesuítas, no século XVII.

Hoje, a praça é dividida em duas partes, tendo cada uma um encanto particular. O alto da praça é uma pequena esplanada barroca tranquila e dominada pela fachada com curvas dinâmicas da Igreja de São Nicolau. No centro da praça encontra-se a coluna da peste da Santa Trindade, uma das mais belas de Praga. Atrás da praça desdobra-se o panorama da Catedral de São Vito e do castelo, cuja silhueta cria um efeito particularmente impressionante quando se atravessa a praça. Essa “ilusão teatral” é ainda mais impressionante na parte baixa da praça, cuja composição barroca é dominada pela cúpula e pelo campanário da Igreja de São Nicolau que apontam, no centro da praça, para acima das magníficas casas burguesas.

A antiga prefeitura de Malá Strana é um dos edifícios antigos mais importantes da parte baixa. Ela foi testemunha do grande desenvolvimento da cidade durante o reinado do Imperador Rodolfo II, grande amante das artes. Sua arquitetura inspira-se nos edifícios equivalentes da época na cidade alemã de Augsburgo, mostrando também a diversidade das influências estéticas que convergiam e se misturavam em Praga de Rodolfo II. A utilização atual do edifício, que abriga Malostranská beseda (Círculo de Malá Strana), um restaurante e uma sala de concertos, enfatiza o papel excepcional que tinha e ainda tem na vida da cidade.

Do lado norte, a praça é cercada por palácios aristocráticos que infelizmente perderam toda a vida quando foram afixados ao complexo do Parlamento da República Tcheca.

 Onde
Malá Strana
Menu