E mesmo no centro de Praga pode se transferir ao mundo das culturas asiática, africana e americana. O fundador do museu, Vojta Náprstek (1826–1894) foi um patriota tcheco, patrono e combatente em favor do progresso. Transformou a cervejaria da família na praça de Belém em um centro de inteligência, cofundador do Clube de turistas tchecos e, quando as suas coleções etnográficas cresceram tanto ao ponto de a cervejaria da família tornar-se insuficiente, mandou construir o edifício que hoje leva o seu nome: museu Náprstek.

O museu faz parte das exposições permanentes do museu Nacional. Uma parte do museu exibe a vida e a obra de Vojta Náprstek. No andar térreo está localizada a biblioteca e a sala de estudos, a sala de conferências e a sala de exposições, onde regularmente acontecem exposições focadas nas culturas não européias. As coleções do museu são extremamente ricas e nessas exposições permanentes estão expostas apenas uma pequena parte. A exposição intitulada Cultura da Austrália e Oceania está localizada no terceiro andar do edifício e exibe objetos da cultura dos povos indígenas habitantes do continente australiano e das ilhas da região da Melanésia, Polinésia e Micronésia. Em três salas vêem-se objetos de caça e colheita de tribos australianas. Objetos do dia-a-dia e cerimoniais da vida dos agricultores e pescadores, objetos rituais e de culto.

 Onde
Cidade Velha

Vale a pena visitar o edifício U Halánků, um complexo de edifícios do final do século XVI. O comércio original dos pais de Vojta Náprstek é lembrado com uma placa acima do portal de entrada: “U Halánků, pivovar a vinopalna” (U Halánků, cervejaria e destilaria de vinhos). O pátio do museu serve como lugar de descanso onde, muito regularmente, estão instaladas exposições ao ar livre, abertas ao público gratuitamente.

Corentin, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu