Museu Bedřich Smetana

A vida dos tchecos na música.

Há muitos lugares no centro de Praga que se abrem para as belíssimas vistas ao rio Moldava e ao Castelo de Praga. Em um desses, muito próximo da ponte de Carlos, está um bonito edifício em estilo novo renascentista, a antiga torre depósito de água da década de 80 do século XIX. Atrás das suas paredes, cobertas por decorações de grafite, localiza-se uma exposição artística dedica à vida e obra de Bedřich Smetana, um dos maiores compositores tchecos, autor do ciclo de poemas sinfônicos Minha pátria.

A exposição está dividida em três partes temáticas, das quais a primeira mostra a infância de Smetana em Litomyšl, adolescência, estudos, o início artístico em Praga, o seu trabalho como professor de música na cidade sueca de Gotemburgo e as turnê de concertos pela Alemanha e Holanda. A segunda parte dedica-se a mostrar o seu envolvimento na vida social e cultural em Praga entre os anos de 1862 e 1874, como um papel importante à frente da ópera do Teatro Provisório. Na década de 50 Smetana ensurdece, depois de problemas graves de saúde, mas isso não o impede de seguir criando. A última etapa da sua vida viveu-a no campo, à essa se dedica a terceira parte da exposição. A instalação não tradicional desta parte da exposição é composta por portas partituras especiais que podem ser usadas desde a mesa do regente com a ajuda de uma batuta de laser para tocar as composições de Smetana. A quarta temática pode ser visualizada continuamente durante toda a exposição: no museu encontrará trechos da correspondência e diário do autor, partituras, retratos originais de Smetana e sua família e objetos pessoais, incluindo o piano do mestre.

 Onde
Cidade Velha

Visite também o memorial Bedřich Smetana em Jabkenice, não muito distante da cidade de Mladá Boleslav. Já surdo, Smetana viveu aí, junto à floresta, com a sua filha e genro, e criou inúmeras das suas obras mais significativas: ópera O beijo (Hubička), O segredo (Tajemství), A parede do diabo (Čertova stěna). Aqui terminou também o ciclo Minha Pátria.

Jana, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu