Monastério de Strahov

O sítio de séculos da Ordem dos Prémontré com uma biblioteca barroca inigualável...

O nome “Strahov” vem da palavra checa strážit, que significa observar, guardar, tomar conta, e que com bastante exatidão capta o papel histórico do Monastério no contexto de Praga. O Monastério dos Prémontré foi fundado no século XII em um local estratégico, por onde passava o antigo caminho dos caixeiros viajantes que vinham das terras alemãs, e que o convento intencionalmente observava.

De sua etapa românica foram preservados a alvenaria e os prédios do monastério, onde estão os elementos românicos ilustrativamente exibidos. O monastério passou por sua mudança mais significativa na época do barroco, quando foram reconstruídos o convento e a igreja e quando surgiram torres de grande expressão, que são até hoje uma parte indissociável do panorama da cidade. O interior barroco da Igreja da Assunção da Virgem Maria é uma belíssima amostra da arte da metade do século XVIII. Os afrescos pintados por J. V. Neunherz capturam cenas do fundador da ordem São Norberto e cenas da vida da Virgem Maria. A decoração em estátuas é obra sobretudo de J. A. Quintainer e de I. Platzer.

Em frente e na latera da fachada da igreja se encontra a portentosa fachada da biblioteca barroca, realizada nos anos de 1783–1785 por J. N. Palliardi. Atrás dela se esconde uma das mais monumentais salas de biblioteca de toda a Europa – a sala filosófica com o afresco “Evolução espiritual da humanidade”, pintado no ano de 1794 por F. A. Maulpertsch e que admiravelmente reflete a atmosfera de seu tempo cheio de conflitos, no contexto da transição entre o Barroco e a Ilustração. Nos arredores da Sala Filosófica se encontra a Sala Teológica, na qual domina a decoração em estuque e em pintura dos anos 20 do século XVIII.

Até hoje o Monastério é sede da Ordem Regular dos Cânones de Prémontré, cujo passado glorioso é rememorado inclusive pela Pinacoteca do Monastério.

 Onde
Hradčany

Parte do complexo do Monastério de Strahov é também a (mini)cervejaria Klášterní pivovar, que fabrica a cerveja não filtrada e não pasteurizada Norbert, nomeada de acordo com o fundador da ordem dos Prémontré.

Giulia, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu