Contato
Minha lista

Informações Importantes

Tipo de museu
Tipo de galeria de arte
Estilo arquitetônico Art Nouveau
Onde? Hradčany

A mansão Bílek, de estilo Secessão e na fronteira entre arquitetura e obra de arte, encontra-se nas proximidades dos Jardim Real e do palácio de verão da Rainha Ana. Esta mansão evoca um campo de cerais e foi projetada por František Bílek, um dos mais significativos escultores e grafistas tchecos do período do simbolismo e da arte de secessão, que a utilizou para moradia e para a produção de obras de arte. Serve como espaço de exposições desde os anos 1960. A Galeria da cidade de Praga, que administra o local, oferece aos visitantes uma exposição permanente que inclui os móveis originais da casa, o Ateliê Bílek, obras do auge da sua produção artística e também exibições de longa-duração.
Bílek construiu a sua mansão de Praga no ano de 1911. A casa, que fica entre os jardins Chotek e a colina Letná, tem um elaborado simbolismo que influencia a sua forma e disposição. O seu projeto foi baseado em um princípio reconhecido e praticado por Bílek na sua arte. Ele acreditava na existência de uma analogia entre as obras de artes produzidas por seres humanos e os processos da natureza. Assim, a mansão representa um campo de cerais enquanto a sua planta-baixa não convencional foi inspirada pela marca de uma foice. As suas paredes estão cercadas por colunas que lembram maços de espigas de cereais e referem-se às colunas dos antigos templos egípcios.

Nossa dica

Caso seja fascinado pelo tempo entre a Crise de 29 e a segunda guerra mundial, visite o segundo andar e veja o filme sobre Praga na década de 1930. A mansão também tem uma sala de leituras aberta ao público, onde encontrará catálogos de exposições e monografias de artistas tchecos e de outros países. Assim, a sua visita ao ambiente místico da mansão Bílek poderá ser estendida de forma bastante agradável.

Hélène

Contato

Bílkova vila Mickiewiczova 233/1 Praha 6 – Hradčany 160 00

Opinião dos viajantes

Você encontrará nas proximidades

O que fazer
O que visitar
Onde comer e beber
Comprar