O bairro Karlín foi fundado como o primeiro subúrbio da cidade há duzentos anos, em 1817. O primeiro nome dado, Karolinenthal, significa “vale Karolino” e refere-se de maneira poética ao imperador Francisco I a quem este bairro foi, simbolicamente, dedicado. Ainda que o bairro se tenha desenvolvido em uma área até então maioritariamente desabitada, é possível encontrar aqui alguns monumentos mais antigos. Nas proximidades de Karlín encontra-se o edifício barroco Invalidovna, construído na metade do século XVIII. A inspiração principal foi o próprio Palácio dos Inválidos, em Paris e, do ponto de vista arquitetônico, mostra-se inesperadamente monumental e único. O autor foi nada menos que o excelente arquiteto Ignác Dientzenhofer. A obra preservada representa apenas um nono do projeto original que, de tão grande, chegava a ultrapassar a sua fonte parisiense de inspiração.

As ruas do novo subúrbio foram construídas sob a forma de um tabuleiro de xadrez correspondendo ao período do espírito racional iluminista. No espaço entre Karlín e o rio foi construído o primeiro porto que unia a cidade ao Elba e também os seus afluentes com o Mar do Norte. No centro do bairro foi construída uma praça ampla, dominada pela presença da Basílica de Cirilo e Metódio. Nos séculos XIX e XX foram construídas várias fábricas em Karlín, entre as quais, muitas hoje são utilizadas como escritórios ou abrigam instituições culturais alternativas. No início do século XX o bairro expandiu-se em mais um distrito caracterizado pela notável unidade artística em estilo art nouveau. Na década de 60 foi edificada ao lado do edifício barroco de Invalidovna um conjunto habitacional com o mesmo nome, considerado como um dos mais nobres exemplos arquitetônicos do urbanismo pós-guerra.

Monumentos de destaque:

O monumento mais antigo preservado é o monumental edifício Invalidovna que é apenas um fragmento do grandioso plano original. Entre as construções de Karlín, é preciso destacar algumas casas conservadas no estilo clássico como, por exemplo, o edifício Casa da cidade de Hamburgo (dům U Města Hamburku) localizado na praça Karlín que, com a sua simplicidade reitera as ideias iluministas do final do século XVIII. Muito importante é também a construção da Igreja Cirilo e Metódio no estilo neorromânico que preserva também a decoração interior. Também vale a pena visitar o distrito em estilo art nouveau – o centro é a praça Lyčka (Lyčkovo náměstí) cujo o edifício da escola é inspirado nas construções palacianas do século XVI.

 Onde
Karlín

Endereço

Menu