Jardins de Havlíček

Os jardins de Havlíček (Havlíčkovy sady) ou a chamada Grébovka são um parque de tipo inglês nas fronteiras entre os bairros Vinohrady, Vršovice a Nusle, usufruído com ampla preferência entre residentes da cidade e turistas. A grandeza do parque oferece espaço o suficiente para uma caminhada agradável e, em sua diversidade de lugares, a privacidade necessária para um descanso ou um encontro de um casal apaixonado.

Um pouquinho de sua história: no final do século XIX o industrial praguense Moritz Gröbe comprou aqui um amplo lote de terra em um terreno inclinado de antigas viníferas e em seu assentamento entre as Alta e Baixa Landhauska deixou construir sua mansão de verão, a mansão Gröbe – essa até hoje constitui a parte dominante do parque. Os arredores da mansão Gröbe deixou se transformar em um jardim anexo propositalmente pensado, diferenciado por sua gruta artificial (chamada por grotta) ou uma casa de jogos com campo de tiro, boliche, xadrez e demais atrações para entretenimento e descanso. Gröbe também refundou a vinícola original que ali havia, fundada pelo célebre Rei Carlos IV, e a proveu um imponente caramanchão de vinhas, que hoje é um monumento histórico protegido. Os herdeiros de Gröbe, porém, não aproveitaram nem a mansão nem o parque e o terreno com a casa venderam para a administração do bairro de Vinohrady, que no começo do século XX abriu o jardim ao público com o nome de Jardins de Havlíček.

No começo do século XXI a mansão junto com o parque passou por uma restauração geral. No pavilhão da antiga casa de jogos hoje se encontra um adorável café, muito utilizada para a realização de eventos como festas, casamentos, entre outros. Caso venhas até aqui, não deixe de observar a pista de boliche reconstruída, que continua sendo parte do complexo. Graças à sua vista agradável em um local interessante o caramanchão é frequentemente palco de casamentos e outras festas de comemoração.

Além dos monumentos históricos arquitetónicos, o jardim é estimado por conta de sua variedade botânica. O visitante atento poderá observar até 120 tipos de plantas lenhosas, além de exemplares exóticos. Com isso está associada uma infinita quantidade de pássaros e de insetos que se instalaram no parque.

A Grébovka é um lugar ideal para passar um dia ensolarado, seja na companhia de amigos em algum dos cafés locais, ou em uma caminhada agradável com um livro embaixo das copas das árvores.

 Onde
Vinohrady

Endereço

A Grébovka é frequentemente espaço de diversos piqueniques, festivais gastronômicos ou de vinhos. Caso tenha oportunidade, certamente não deixe escapar de algum dos festivais que aqui acontecem.

Vendula, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu