O Jardim franciscano é um pequeno oásis verde no centro da cidade e especialmente adorado nos meses de verão como lugar de encontros e de descanso para os praguenses. De todos os lados é cercado pelas muralhas dos prédios altos, de forma que ele parece um refúgio de paz para todos, que pelo menos por um instante precisam fugir da agitação da grande cidade.

O Jardim se encontra na parte interior de um bloco de prédios entre a Praça Venceslau e a Praça Jungmannovo, em uma distância mínima da Igreja da Virgem Maria das Neves. Já desde o século XIV esse espaço era utilizado pelos frades das ordens do convento adjacente para plantar sobretudo frutas de consumo próprio e flores. Ainda que hoje a função do jardim seja mais recreativa, ao lado das plantas decorativas podes observar algumas árvores frutíferas e canteiros de ervas, plantados aqui na verdade como lembrança dos tempos passados.

No jardim, além de belezas naturais para admiração visual, pode-se observar também monumentos históricos plásticos. Naturalmente dominante no jardim é uma antiga capela em estilo barroco precoce – hoje o caramanchão amarelo, no qual se encontram lojas com objetos de design. Não deveríamos passar percebido nem pela plasticidade dos escultores checos. Entre todos nomeemos pelo menos o chafariz, em forma de um rapaz com uma concha, de Stanislav Hanzík, e o conjunto de estátuas Divoženka e Poletucha de Josef Klimeš, complementado por um bebedoiro, assim sendo aqui podes em dias quentes recarregar sua garrafa para refresco de seu corpo.

Por conta de seu posicionamento o jardim serve, entre outros, como um elegante atalho a pé entre duas praças adjacentes. Conte com o fato de que aqui quase nunca estarás sozinho. Mesmo assim encontrarás aqui um canto acolhedor de tranquilidade e descanso com uma série de bancos, que atraem para uma breve visita durante um dia corrido. Para se sentar um instantinho embaixo da pérgola que cheira a rosas ou na sombra das árvores crescidas aqui vêm regularmente muitos turistas e locais.

 Onde
Cidade Nova

Endereço

A tranquilidade aqui pode ser degustada junto com um cone do maravilhoso sorvete da passagem Světozor.

Ana, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu