O jardim dos Kinský é parte do cinturão verde de parques e jardins que se estendem da colina de Petřín, da rua Holečkova até Smíchov, por um lado, ou sentido Castelo de Praga, para o outro lado. Seu nome vem da família nobre Kinský, que na primeira metade do século XIX começou a comprar os sítios econômicos e as vinícolas da região, para aqui construir uma casa de verão com um amplo parque.

Atualmente é possível entender que se trata de uma residência de verão, bem como seus prédios técnicos, a portaria e o estacionamento de carretes. Aqui se encontram também princípios decorativos, lagoas, quedas d´água, penhascos, entre outros, que foram com o passar do tempo completados por uma série de artefatos, como a estátua da atriz checa Hana Kvapilová ou a estátua de um leão-marinho, custeada por uma das lagoas.

Durante a caminhada certamente se encontra a Parede da fome (Hladová zeď), que separa o Jardim dos Kinský dos Jardins de Petřín e de Nebozízek. Essa parede, porém, não foi construída por ordem dos Kinský, mas do Rei Carlos IV, com o objetivo de fortalecer a fortaleza da Cidade Menor de Praga (na época, o bairro de Malá Strana). E por que da fome? Diz a lenda que o monarca durante a construção contratou pessoas pobres, para as quais o trabalho era forma de subsistência em temos de fome coletiva. Ainda que se trate apenas de uma lenda, o nome permanece até hoje.

Outra curiosidade do jardim é o templo ortodoxo de São Miguel construído inteiramente de madeira, que foi trazido no final dos anos 1920 para cá diretamente dos Subcárpatos rutênios. O templo, originalmente do século XVII, foi dedicado como uma construção popular para Praga, que na época era a capital dos rutênios que viviam nos Subcárpatos (na época essa região pertencia à Checoslováquia, que a perdeu depois da Segunda Guerra Mundial).

Sem exageros podemos afirmar que o jardim é deveras pitoresco e romântico. Da mesma forma como outros jardins em colinas de Praga, o Jardim dos Kinský oferece uma belíssima vista para a cidade e para o rio. Nos dias quentes o ambiente cheio de arbustos, árvores crescidas nos refresca de uma forma especial, bem como as escadas e as quedas d´água correntes.

 Onde
Fora do centro | Smíchov

Endereço

Permita-se levar pela caminhada até a Torre Panorâmica de Petřín. Com um tempo ensolarado verás não somente Praga em todo seu esplendor, mas também é possível avistar as mais altas montanhas checas de Krkonoš.

Marek, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu