Kampa é uma das mais famosas ilhas em Praga. À primeira vista talvez nem reconheças que se trata de uma ilha, mas este pedaço de terra é em toda sua extensão separado do resto do bairro de Malá Strana por um canal chamado Čertovka (“do diabinho”, em tradução livre). Este canal servia de tração na Idade Média para os moinhos locais. Hoje, porém, ninguém mais vem aqui para comprar farinha, mas para descansar e se recarregar de novas energias. As pontinhas que conectam as beiras da Čertovka, o ruído da roda do moinho, dos galhos das árvores que cansadamente se inclinam para a superfície: tudo isso compõe um cenário romântico que para cá não somente atrai almas em busca de descanso, mas também é local de trabalho para fotógrafos e cineastas. Não é por acaso que esta parte da ilha Kampa é chamada de Veneza de Praga. A atmosfera daqui poderás sentir a pleno vapor a bordo do barquinho apelidado de aranha d´água, que por aqui em intervalos regulares passa.

A parte sul da ilha é dominada por uma ampla superfície de grama e um parque, que principalmente nos meses de verão é palco de muitos eventos, festivais ou shows; caso chegues na ilha vindo da Ponte Carlos terás, porém, uma vista bastante diferente. A parte norte da ilha é composta por casas, na pracinha frequentemente acontecem feiras, o aroma transita entre as especialidades locais e do carvão de madeira do ferreiro local. De repente rens a sensação de que vives em outro século; por isso não é estranho que aqui ao longo do tempo se apaixonaram muitos artistas.

Os atores Voskoves e Werich, o célebre compositor tcheco Bohuslav Martinů, o filólogo Josef Dobrovský, o artista plástico e cineasta Jiří Trnka, o poeta Vladimír Holan, todos eles passaram algum tempo de sua vida aqui. A casa, onde a maioria deles morou, hoje se chama Mansão de Werich (Werichova vila) e pode ser encontrada em frente ao palácio de Liechtenstein (Lichtenštejnský palác), logo no começo do parque. Perto se situam os moinhos de Sova e pode ser reconhecido pela multidão de pinguins amarelos, que se direcionam a ele pelo rio Vltava. Bem como esses moinhos de Sova, a Mansão de Werich hoje funciona como uma galeria.

Não devemos deixar passar o fato de que na ilha se situam parquinhos infantis protegidos, de modo que enquanto descansas – por exemplo embaixo da copa de uma bananeira que ali permanece há duzentos anos – até mesmo os pequenos podem se divertir.

 Onde
Centro da cidade | Malá Strana

Da ilha de Kampa até o Muro de Lennon é um pulo. Leve caneta e papel consigo: este lugar é ideal para ter novas ideias, refletir, e ter inspirações artísticas.

Marek, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu