Igreja de São Nicolau em Malá Strana

Pérola barroca no meio de Malá Strana...

Definitivamente não dá para passar despercebido pela Igreja de São Nicolau, pois que sua cúpula domina todo o bairro de Malá Strana e sua fachada se ondula como um enfurecido mar de pedra. O predecessor da obra atual foi uma igreja paroquial dos cidadãos e compradores do bairro de Malá Strana. No século XVII, porém, os jesuítas adquiriram o prédio e dele resolveram instituir uma “casa da profissão”, ou seja, um lugar onde seriam instruídos os missionários para as viagens às terras distantes. A arquitetura dessa nova construção foi razoavelmente brusca; pouco tempo antes os jesuítas tinham sido repreendidos por Roma pelo excesso de adornamentos nos alojamentos do Klementinum.

O atual templo de São Nicolau foi construído no final do século XVIII. Seus arquitetos foram pai e filho Dientzenhofer, que em seu tempo pertenciam aos mais relevantes arquitetos na Europa central. A obra foi iniciada pelo pai Kryštof, que sugeriu a abóbora trilha e a fachada ondulada supracitada. O princípio básico da arquitetura de Kryštof é o movimento dinâmico, que percebemos não somente no teto curvo ou inclinado, mas também nos interiores do prédio, onde as partes isoladas se fundem em uma sinfonia arquitetónica muito bem composta.

A tarefa de seu filho Kilián Ignác Dientzenhofer foi construir uma cúpula alta e uma torre, que deveria substituir o campanário da igreja original. Para o bairro de Malá Strana essa torre foi essencial, por que ela servia aos guardas que observava para o caso de deflagrar algum incêndio. A cidade, como dona da torre, decidiu então que a torre seria recolocada na esquina mais visível e que seria tão alta quanto a cúpula desta igreja. Levando em consideração a rivalidade entre os jesuítas e a administração da cidade aqui entre a cúpula e a torre surgiu um diálogo arquitetônico barroco interessante, que pode mudar de acordo com o ponto de vista do qual olhamos para a igreja.

O interior da igreja pertence a um dos mais charmosos de Praga. As abóboras triplas são dominadas por uma enorme decoração em afresco de Jaa Lukáš Kracker. Uma das grandes experiências aqui é visitar a tribuna nas laterais, de onde o ciclo da Paixão de Cristo de Karl Škréta parece deveras excepcional. O autor, nessa obra madura, aproveitou-se de sua experiência adquirida na primeira metade do século XVII durante seus estudos em Roma.

 Onde
Malá Strana

Endereço

A torre mencionada na época do comunismo era utilizada pela polícia secreta como centro de observação direcionado para as embaixadas dos países ocidentais. Os equipamentos de observância podem ser vistos na torre até os dias de hoje. Caso decidas subir os 65 metros, terás não só uma bela vista, mas também poderás fazer uma excursão ao antigo regime da Checoslováquia.

Jana, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu