Hradčany é um bairro histórico notável graças à sua arquitetura tanto harmoniosa quanto contrastante. Seu destino está há tempos ligado ao do Castelo de Praga, do qual não se pode dissociar. Por suas formas irregulares, as ruas de Hradčany evocam os caminhos que levavam do castelo às outras fortalezas dos arredores. Desde o início, instalam-se no bairro sobretudo as pessoas cuja existência está relacionada com o funcionamento do castelo.

Contrariamente à Cidade Velha ou a Malá Strana, as casas edificadas nele são bastante modestas e constituem às vezes conjuntos incrivelmente pitorescos, como testemunham as ruas ao redor do Nový Svět, inteiramente preservadas. Mas a proximidade imediata do castelo devia necessariamente atrair a nobreza, que constrói aqui, a partir do século XVI, suntuosos palácios, principalmente na Praça Hradčanské e a rota que sobe por uma ladeira suave até o Mosteiro de Strahov.

Diferentemente dos bairros antigos situados ao pé do castelo, o bairro de Hradčanské teve a oportunidade de escapar a toda demolição massiva que houve nos tempos modernos, de modo que a personalidade tão particular do lugar, com seus imensos palácios e suas pequenas casas pitorescas, pôde permanecer intacta até hoje.

Monumentos de destaque:

O período mais antigo de Hradčany é visível através dos vestígios da igreja do Mosteiro de Strahov, que é um dos mosteiros mais impressionantes de Praga. O Renascimento e o crescimento que caracteriza o reinado de Rodolfo II são bem representados pelo palácio Schwarzenberg, o qual abriga hoje as coleções de arte barroca da Galeria Nacional.

O período barroco é o mais importante para o aspecto atual de Hradčany. É quando surgem os grandes palácios ao redor da Praça Hradčanské (Palácio Sternberg, Palácio Thun e Palácio do Bispo) e os da parte alta de Hradčany, alguns dos quais fazem, no panorama,  concorrência ao próprio castelo, como o Palácio Černín.

A atmosfera de devoção fervente que caracteriza o barroco é ainda tangível através da excepcional Nossa Senhora do Loreto, edificada entre o início dos séculos XVII e XVIII.Por fim, a biblioteca de Strahov, cujo afresco monumental é um hino ao desenvolvimento espiritual da humanidade, representa bem o período contrastante do Iluminismo.

 Onde
Hradčany

Endereço

Hradčany
Menu