O bairro Holešovice desenvolveu-se às voltas do rio Moldava (Vltava) que flui à sua volta. Lamentavelmente, a relação direta entre a cidade e o rio foi abalada devido às novas construções, mas ainda assim ele permanece como figura chave que caracteriza o bairro. A sua estrutura regular lembra as cidades industriais do século XIX. O caráter dinâmico e rústico está preservado nas diversas construções, onde se encontram, lado a lado, instalações de fábricas, edifícios reservados a exposições e casas modestas que lembram o perfil original agrícola do local.

Nos últimos anos, Holešovice transformou-se em um dos bairros praguenses mais ricos em cultura. Algumas fábricas extintas tansformaram-se no espaço ideal para abrigar instituições culturais alternativas como, por exemplo, a galeria DOX, o teatro La Fabrika e o Teatro Jatka 78 que é palco de apresentações teatrais e circenses provenientes de toda a Europa. O antigo “matadouro”, como o nome pode ser traduzido, que hoje abriga o último teatro mencionado, está localizado no Tržnice (Mercado), o epicentro da vida local. Entre os armazéns históricos, encontra-se um ótimo mercado de verduras e frutas, lojas de móveis usados e também outras lojinhas com quinquilharias asiáticas falsificadas que acabam por ser um fascinante museu dos anos 80 e 90 do século passado.

As partes oriental e ocidental de Holešovice são divididas pela estação ferroviária que um dia será, indubitavelmente, o maior canteiro de obras no centro de Praga. Até que isso aconteça, podemos vivenciar livremente a atmosfera industrial dessa região que, milagrosamente, se conservou no centro da conturbada metrópole.

Monumentos e instituições culturais:

Entre os monumentos é preciso destacar o já mencionado espaço do antigo matadouro, diversas construções industriais (antiga Ferona e outros depósitos) e também a excepcional ponte Libeň, obra do arquiteto Pavel Janák como um exemplo arquitetônico situado entre a derrocada do cubismo e a emergência do purismo. Entre as instituições culturais pode-se nomear a galeria DOX de arte moderna que abriga exposições de artistas de todo o mundo e também os já mencionados teatros La Fabrika e Jatka 78.

 Onde
Holešovice

Endereço

Holešovice
Menu