Espaço de Exposições da Biblioteca Municipal

Os espaços do segundo andar da Biblioteca Municipal, que fica na praça Mariánské fazem parte da Galeria da Cidade de Praga, que administra um total de sete edifícios. Esses espaços amplos no edifício da Biblioteca Municipal foram concedidos à galeria em 1992.

A atual reforma dos espaços de exposição foi também uma solução original à entrada principal da galeria, obra do arquiteto Vlado Milunić, um dos autores da famosa Casa Dançante de Praga. O programa de exposições da galeria dedica-se às obras de destacados artistas contemporâneos tchecos e internacionais de uma ampla gama de pinturas, esculturas, fotografias, videoarte e street art.

Entre os grandes nomes que a galeria apresentou nos últimos anos, encontram-se, por exemplo, o escultor inglês Richard Deacon, os artistas tchecos Jan Merta, Krištof Kintera, Petr Nikl, Milena Dopitová ou projetos interessantes como foi a exposição internacional de street art e graffiti “Obsessões urbanas” e a exposição “O sonho em Bruxelas”, que mostrou a participação da Tchecoslováquia na exposição mundial Expo 58 em Bruxelas e o estilo de vida na primeira metade dos anos 60.

Você encontra a programação atual das exposições aqui.

 Onde
Cidade Velha

A entrada principal da galeria está localizada na rua Valentinská. Caso entre no prédio a partir da praça Mariánské, encontrará no vestíbulo da biblioteca a notável obra de arte intitulada “Idioma”, um grande tubo de livros. Não se esqueça de olhar para dentro pela abertura!

Šárka, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu