Centro de Arte Contemporânea DOX

O centro de arte contemporânea DOX, localizado no dinâmico bairro de Holešovice, é um espaço multifuncional que nasceu da reforma de uma antiga fábrica. A prova de que se trata de um grande exemplo da arquitetura contemporânea é o fato de este edifício ter sido nominado ao prestigioso prêmio arquitetônico Mies van der Rohe Award em 2008. A especificidade dessa galeria é que as suas exposições de arte contemporânea tcheca e internacional realizam uma reflexão crítica sobre temas sociais da atualidade.

Se deseja conhecer uma parte moderna de Praga que passou, nos últimos anos, por uma profunda reformulação e que chama a atenção de designers, arquitetos, agências de publicidade e artistas em geral, é exatamente a Holešovice que deve ir. O Centro DOX é o símbolo da revitalização desse bairro. A galeria não depende de instituições estatais e conta com uma ampla cooperação internacional. É por isso que se trata, hoje em dia, de um dos melhores locais para se encontrar arte contemporânea em geral (e não apenas artes plásticas) em Praga. A área de exposições ultrapassa os 3.000 m² e é completada por um café, uma livraria e uma loja de produtos de design.

A loja de nome DOX by Qubus concentra o trabalho dos ícones fundamentais do cristal tcheco, porcelana e joias. A livraria BENDOX oferece uma excelente oferta de livros sobre arte moderna, arquitetura e design. O café encontra-se no segundo andar, onde poderá sentar-se também no terraço.

Você encontra a programação atual aqui.

 Onde
Holešovice

Endereço

Quando chegar ao prédio de cimento e vidro do centro DOX, certamente notará o zepelim gigante de madeira que foi posicionado no seu teto. O autor desta obra, batizada de “Gulliver”, é o arquiteto Martin Rajniš e com o bilhete de entrada do DOX pode o aceder ao interior do zepelim, dedicado especialmente para o encontro da arte contemporânea com a literatura.

Maéva, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu