Um vilarejo pitoresco no meio da ostentosa cidade barroca...

O Novo Mundo (Nový Svět) é um lugar adorável, que até os dias de hoje conservou seu caráter de pequeno vilarejo no meio de uma cidade grande. Casinhas pitorescas dessa área de Praga charmosamente contrastam com a monumentalidade dos palácios barrocos ao redor e rememoram o humilde modo de vida das pessoas comuns que eram os habitantes dos arredores do Castelo. O quarteirão pequeno foi fundado na metade do século XV e foi integrado ao espaço dentro das muralhas góticas de Hradčany. No passado foi destruído duas vezes por um incêndio (1420 e 1541), assim sendo sua aparência atual adquiriu mais para frente nos séculos XVII e XVIII, com testemunham as admiráveis fachadas barrocas de algumas das casas.

O nome exótico do bairro, bem como os imponentes nomes das casinhas, por exemplo Casa do Estômago Dourado, da Uva Dourada, da Pera Dourada (respectivamente: U Zlatého žaludu, U Zlatého hroznu, U Zlaté hrušky) são testemunhas convincentes do caráter da localidade. Da mesma forma que a Ruazinha Dourada (Zlatá ulička) no Castelo de Praga, aqui o nome carrega a palavra ouro para contrabalancear com a pobreza, que atrás das muralhas do Castelo de fato reinava. Graças à sua aparência pitoresca o bairro se tornou não somente motivo de uma série de quadros, mas também um asilo procurado de artistas e boêmios. Os fragmentos desse mundo artístico à parte podem ser capturados até hoje. Em uma série de casas vivem antigos moradores que se recusam a ir embora deste lugar tão mágico.

 Onde
Centro da cidade | Hradčany

Durante a caminhada em Nový Svět preste atenção nos troncos das árvores, provavelmente conseguirás encontrar detalhes interessantes. Um detalhe que merece atenção é, por exemplo, a maçaneta da Casa do Carneiro Dourado (U Zlatého beránka).

Anaïs, Avantgarde Prague
Personal tip avatar
Menu