A capela na Praça de Belém, na Cidade Velha de Praga, é dedicada à memória dos santos inocentes de Belém assassinados por ordem do rei Herodes após o nascimento de Jesus.
A capela foi fundada em 1391 para sermões em língua checa e, entre 1402 e 1413, nela pregou o mestre Jan Hus (o mais importante teólogo checo do século XV, cujas ideias anteciparam a Reforma religiosa que ocorreria cem anos depois, liderada por Martinho Lutero).
Foi em grande parte demolida em 1786, mas na década de 1950 foi construída uma réplica da forma original, utilizando os fragmentos de alvenaria que sobreviveram. Na fachada há oito placas que, em dias de sol, revelam a inscrição “Za pravdu” (“Pela verdade” em checo) – princípio fundamental da ideologia de Jan Hus e uma lembrança do seu martírio.
Hoje a capela funciona como salão cerimonial da Universidade Técnica Checa (ČVUT). Na vizinha Casa dos Pregadores, onde Jan Hus morou, encontra-se uma exposição permanente sobre a história da capela e a vida deste reformador religioso.
A parte subterrânea da capela, conhecida como lapidarium, é utilizada para exposições.