A companhia tcheca Baťa foi fundada em 1894 na cidade de Zlín. Graças às ideias progressistas de seu fundador, Tomáš Baťa, o sucesso da companhia não tardou em aparecer.

Baťa cunhou o mote “Calçados para todos” e, assim, decidiu abaixar os custos de produção. Para tanto, foi ajudado tanto pela introdução de um sofisticado sistema de motivação de trabalhadores quanto por inovadoras formas gestão e organização da produção. Permitiu ainda que as vendas fossem auxiliadas pelos departamentos de marketing e publicidade e, assim, iniciou a era dos famosos pôsteres da Baťa e da publicidade tcheca moderna.

Os preços da Baťa sempre terminavam com o número 9 para que o consumidor tivesse a sensação de que estava pagando menos. Baťa também trabalhou cuidadosamente com os seus funcionários. Tomou consciência bem cedo de que seria necessário tomar conta deles mesmo no caso de doenças ou em outras situações inesperadas. Portanto, construiu para eles todo um sistema hospitalar, apartamentos, maternais e escolas no centro da região das fábricas. Então, a pequena cidade funcionalista de Baťa se viu dominada por um grande prédio e seu escritório móvel em forma de elevador, de onde Baťa cuidadosamente tomava conta de seu reino.

Por causa do seu conceito de trabalho, Baťa é frequentemente comparado ao estadunidense Ford, sendo que o seu cuidado em relação aos funcionários compara-o ao francês Michelin.

Baťa começou expansão das vendas de calçados em todo o mundo já no início do século XX. Durante a primeira guerra mundial, forneceu calçados militares resistentes ao exército austro-húngaro.

Entre os anos de 1932 e 1948, a função de diretor do grupo Baťa foi exercida por Jan Antonín Baťa, o meio-irmão de Tomáš Baťa que, com a chegada da segunda guerra mundial, decidiu transferir a sede da diretoria para o Brasil. Naquele tempo, a produção de calçados já encontrava-se bastante descentralizada e espalhada por todo o mundo. Após a segunda guerra mundial, a porção tchecoslovaca da companhia em Zlín foi nacionalizada e passou a receber o nome de Svit. Por outro lado, o novo centro da grupo foi transferido para o Canadá. No início dos anos 1950, após uma longa disputa familiar em relação aos direitos de propriedade, a maior parte do patrimônio passou às mãos de Tomáš Jan Baťa. A companhia Svit passou por diversas mudanças desde a época da sua fundação, mas existe até os dias de hoje na República Tcheca.

Os calçados Baťa são vendidos até hoje na República Tcheca e, ainda por cima, goza de bastante prestígio entre os tchecos. Você encontrará na Praça Venceslau a maior loja Baťa do país, que apresenta, em seis andares, uma grande oferta de calçados e outros itens de moda.

Outra loja Baťa no centro de Praga: no shopping Palladium, Praça da República (1º andar).

 Onde
Centro da cidade | Cidade Nova
Menu