Contato
Minha lista

Como chegar a Praga?

Praga é a capital da República Tcheca e situa-se no coração da Europa, assim sendo chegar em Praga é fácil por todos os meios de transporte. Para este artigo, mapeamos algumas opções para se chegar na República Tcheca por avião, comboio/trem e carro e ainda informações básicas sobre autoestradas.

  • Até Praga de avião


No aeroporto Václav Havel de Praga opera uma série de empresas aéreas nacionais ou de baixo custo. Um voo de Lisboa dura em média 3 horas e meia, de outras metrópoles europeias mais próximas como Paris, Bruxelas, Genebra, Milão, aproximadamente entre 1 hora e 1 hora e meia.

De Lisboa é possível voar diretamente para Praga com duas companhias aéreas diferentes (TAP Portugal e Czech Airlines ou CSA); de Porto sazonalmente no verão com a CSA e da Ilha da Madeira sazonalmente com as companhias Smart Wings e Travel Service Airlines. Infelizmente por enquanto (setembro de 2018) não há nenhuma conexão direta entre Praga e Portugal com alguma companhia de baixo custo que opere durante o ano inteiro.

Uma opção geralmente (mas não sempre) mais econômica é voar de Portugal até um país próximo (Eslováquia, Polônia, Alemanha, Áustria ou Hungria) com uma companhia aérea de baixo custo e depois seguir viagem para a metrópole tcheca de ônibus. Portugal tem 10 aeroportos civis, dos quais 3 operam voos regulares para outras cidades próximas da Europa central: Faro, Lisboa e Porto. Para esta pesquisa, foram consideradas cidades das quais a viagem para Praga em ônibus/autocarro demore no máximo 7 horas e somente cidades que tenham ônibus para Praga direto do aeroporto. Abaixo está uma lista com as possíveis conexões indiretas (avião com companhia de baixo custo + ônibus) entre Portugal e Praga composta a partir de uma pesquisa feita em agosto de 2018:

  • Aeroporto Internacional de Faro: de Faro é possível voar para Berlin-Schönefeld ou para Viena e de um destes aeroportos ir diretamente para Praga com o ônibus da cia Regio Jet (sítio em inglês), Sazonalmente é possível voar para Budapeste e tomar o ônibus da Regio Jet diretamente deste aeroporto para Praga.


  • Aeroporto de Lisboa – além de duas possibilidades de voo direto em companhias nacionais para Praga, este aeroporto oferece algumas opções de baixo-custo. Deste aeroporto é possível voar para Berlin-Schönefeld, Budapeste ou Viena (a partir de novembro de 2018) e tomar o ônibus da Regio Jet de um destes dois aeroportos para Praga. Outra opção é voar para Cracóvia ou para Breslávia e seguir viagem de um destes dois aeroportos diretamente de ônibus com a Flixbus (de Cracóvia ou de Breslávia) ou com a Eurolines (somente de Breslávia) para Praga.


  • Aeroporto do Porto – além do voo sazonal para Praga, é possível voar do sazonalmente para: Viena, e deste aeroporto ir para Praga com o ônibus da Regio Jet; ou para Breslávia, e depois seguir de ônibus (Flixbus e Eurolines). O aeroporto do Porto tem ainda três opções de voos regulares de baixo custo deste aeroporto para a Europa central:  Berlin-Schönefeld ou Budapeste, aeroportos de onde partem ônibus da Regio Jet para Praga; ou para Cracóvia, de onde partem ônibus (Flixbus) para Praga.


  • Até Praga de trem/comboio


A viagem de trem é ideal para aqueles que dispõem de mais tempo e que não se incomodam com o conforto reduzido.

A maior vantagem é passar por cidades interessantes no caminho. A companhia RailEurope, uma grande distribuidora de bilhetes de comboio/trem, tem um site em português. De qualquer forma, a viagem de Portugal até as terras tchecas em comboio não é recomendável, pois que pode durar em torno de 40 horas, e custa mais caro que a viagem de avião. De qualquer forma, o site é útil para lusófonos que já estejam em território mais próximo ao tcheco (França, Alemanha, Áustria) e que desejam adquirir bilhetes de comboio. Os trens internacionais via de regra param na Estação Central de Praga (Praha Hlavní nádraží), que se encontra no centro da cidade há poucos minutos a pé da Praça Venceslau e que tem dentro de si uma estação de metrô da linha vermelha (Hlavní nádraží).


  • Até Praga de autocarro/ônibus


Caso o ponto de partida seja em Portugal ou na Espanha, fortemente não recomendamos a viagem de ônibus ou autocarro para Praga, pois que esta viagem demandaria três ônibus e duraria mais de 50 horas. Financeiramente este trajeto absolutamente não vale a pena, sem contar do ponto de vista da falta de conforto.

Caso o ponto de partida seja um país mais próximo, sugerimos alguns sítios de companhias que operam na República Tcheca e que podem eventualmente ter linhas que levam de algumas das grandes cidades destes países diretamente para Praga: Eurolines, Flixbus ou Regio Jet. A maioria das linhas desembarca os passageiros no Terminal Rodoviário Central de Florenc (Ústřední Autobusové Nádraží Florenc ou UAN Florenc) e algumas poucas linhas na Estação Central de Comboios/Trens de Praga (Praha Hlavní Nádraží), na parte superior, na avenida Wilsonova. A Estação Central de Comboios conta com uma estação de metrô dentro do prédio (estação Hlavní Nádraží), e a rodoviária tem uma estação de metrô imediatamente em sua saída (Florenc); ambas se situam no centro de Praga. Caso pretendas realizar seu trajeto até sua hospedagem de metrô, ônibus ou bonde, leia nosso artigo sobre o transporte público de Praga para entender melhor o funcionamento das tarifas e dos bilhetes e assim não ser pego de surpresa com uma multa no primeiro dia da viagem.


  • Até Praga de carro


De Portugal esta viagem é deveras longa e cara, por isso não recomendamos. Entretanto, caso o turista se encontre em um país mais próximo, este meio de transporte se torna mais viável. As estradas tchecas não têm pedágios, mas é necessário comprar selo de autoestrada, para que se possa rodar legalmente nas estradas, que deve ser colada no vidro dianteiro do carro, na lateral.


Onde posso comprar o selo de estradas?

Estes selos estão à venda na maioria dos postos de gasolina. De acordo com o tempo de permanência no território tcheco o turista deve escolher um dos três tipos de selo: para dez dias, um mês ou um ano.


Preços:

10 dias: 310 CZK / aproximadamente 12,50 EUR

1 mês: 440 CZK / aproximadamente 17,50 EUR – válido a partir do dia estampado no selo até o mesmo dia do mês seguinte.

1 ano: 1 500 CZK / aproximadamente 58 EUR – selo, na verdade, válido por 14 meses.


Fuja das multas!

Por rodar nas estradas tchecas sem um selo permanente o motorista está suscetível a receber uma multa de 5 000 CZK ou aproximadamente 200 EUR. Definitivamente, não vale a pena.


Algumas regras ao volante na República Tcheca:

  • O limite de velocidade no país é de 130 km/h nas estradas e 50 km/h nas áreas urbanas, e os carros tem mão esquerda, como em Portugal, no Brasil e na maioria dos países lusófonos.

  • Na República Tcheca não tolera qualquer quantidade, por mais que ínfima, de álcool no sangue para aquele que dirige.


Atenção: o bonde/elétrico tem SEMPRE preferência ante aos carros.


É bom saber…

Uma lista de documentos impreterivelmente necessários para dirigir em terras tchecas:

  • Documento de identidade ou passaporte válido;

  • Carteira de motorista válida;

  • Documento do veículo;

  • “Carta verde” (zelená karta) ou confirmação do seguro do veículo;

  • Selo de autoestrada – caso passes pela autoestrada.


Caso pretendas alugar um carro na República Tcheca, tenhas certeza de que o carro está equipado com uma caixa de primeiros socorros adequada e equipada com aquilo que ditam as regras oficiais do país. A caixa de primeiros socorros do carro é uma regra e uma obrigação para todos os carros registrados na República Tcheca. Na ausência deste equipamento, o motorista pode ser multado em 2 000 CZK, aproximadamente 80 EUR.


A caixa de primeiros socorros para carros na República Tcheca deve impreterivelmente conter:


  • Um folheto com instruções de como agir em caso de acidente de trânsito;

  • Folha isotérmica com dimensões mínimas de 200 × 140 cm;

  • Tesoura de 15 cm com tratamento anti-corrosão com pontas arredondadas;

  • Luvas cirúrgicas embaladas;

  • Máscara de ressuscitação com válvula de respiração e filtro;

  • Atadura compressora de borracha;

  • Curativo com duas almofadas e largura mínima de 8 cm;

  • Curativo em rolo.


Informações relativas a estacionamentos em Praga podem ser encontradas aqui!


Pergunta mail-icon Enviar por e-mail Messenger https://www.avantgarde-prague.com.br/como-chegar-a-praga Copiar link da página