Contato
Minha lista

Multas no Transporte Público de Praga

O que acontece quando o inspetor do transporte público de Praga controla alguém que não tem um bilhete válido?


Pode acontecer a qualquer um. Na pressa a pessoa esquece de comprar o bilhete ou compra o bilhete e esquece de validar o bilhete na máquina. Ou, o que é ainda pior, a pessoa não valida o bilhete no local certo indicado pela seta. Pode acontecer também com o passageiro que comprou o bilhete por mensagem de texto no telefone celular, mas não recebeu o bilhete antes de embarcar no transporte. Ou ainda por conta de preencher as informações do Prague Card incorretamente.


Por qualquer um dos motivos citados, o inspetor tem o direito de multar o passageiro, caso ele não tenha consigo o bilhete válido. Não perca tempo explicando para o revisor que não és um morador de Praga, pois ele não levará isso em consideração. A maior das multas é de 1500 CZK ou aproximadamente 60 EUR. Para pessoas que pagam a multa na hora o valor abaixa para 800 CZK ou aproximadamente 32 EUR.


O inspetor só pode ser pago em dinheiro em espécie, seja em coroas tchecas ou em euros. Caso não tenhas consigo este dinheiro, o inspetor te acompanhará até o caixa eletrônico mais próximo. Antes de pagar a multa, certifique-se de que se trata de um inspetor de verdade. Os inspetores às vezes não usam uniformes, porém todos têm a obrigação de apresentar a insígnia da Empresa de Transportes da Capital Praga (Dopravní podnik hlavního města Prahy) ou a licença de trabalho (služební průkaz Dopravního podniku hlavního města Prahy). Procure os dois nomes nome entre parênteses na internet tcheca para verificar a aparência da insígnia, que é como um bóton que o inspetor mostra na palma da mão entre os dedos.


Tipos e motivos de multas:


  • Ausência de um bilhete válido:

1 500 CZK / aproximadamente 60 EUR – multa básica, que abaixa para 800 CZK / aproximadamente 30 EUR, caso a pagues imediatamente ou nos próximos 15 dias corridos a partir do incidente.


  • Passageiro tem o cartão Lítačka, mas durante o controle não o tinha consigo:

50 CZK / aproximadamente 2 EUR – apenas para aqueles que possuem o bilhete por tempo chamado Lítačka, emitido em seu nome e válido no momento do controle.


Onde pagar a multa?

Caso não tenhas pago direto ao revisor, podes pagar em dinheiro em espécie no escritório da Empresa de Transportes da Capital Praga (Dopravní podnik hlavního města Prahy) nos guichês números 10 e 11.


Endereço: Na Bojišti 5, Praga 2 – Cidade Nova (Nové Město)

Horário de funcionamento:

Segunda e terça-feira: 10h00–17h30

Quarta, quinta e sexta-feira: 8h00–15h00


Pergunta mail-icon Enviar por e-mail Messenger https://www.avantgarde-prague.com.br/transporte-em-praga/multas-no-transporte-publico-de-praga Copiar link da página