Contato
Minha lista

Bilhetes no Transporte Público de Praga

Onde e como posso comprar bilhetes para o transporte público de Praga?

Antes de comprar o bilhete certifique-se primeiro de que durante a estadia ele será realmente necessário. O centro histórico da cidade não é amplo e é possível se locomover por ele a pé. Dependendo da estadia, pode acontecer que o turista sequer tem a oportunidade de usar o bilhete. Caso queiras conhecer os bairros fora do centro da cidade, é possível chegar por metrô ou bonde.

Recomendamos comprar o bilhete no início da estadia em Praga, para que o tenhas sempre à mão quando tiveres de embarcar no metrô, ônibus ou bonde.


Os bilhetes para o transporte público podem ser comprados nas lojas de tabaco (chamadas Trafika) ou nas máquinas automáticas que podem ser encontradas em todas as estações de metrô. A partir de 2019 estas máquinas de vender bilhetes podem ser encontradas em todos os bondes circulantes e aceitam pagamento somente com cartão de crédito sem contato. Com reação à compra de bilhetes, podes se dirigir à recepção do hotel.

Uma opção tranquila e em inglês para comprar bilhetes de transporte público é o nosso escritório, que se situa a poucos passos da Praça da Cidade Velha, no número três da rua Jachymova, no primeiro andar.

Em Praga não é possível comprar bilhete junto ao motorista de bonde ou ônibus.


Atenção: nas máquinas automáticas para comprar bilhetes é possível pagar apenas em moedas. Caso não tenhas consigo moedas, é possível comprar o bilhete em algum dos centros de informações da empresa de transporte público de Praga. Desde 2016 no metrô começaram a ser paulatinamente instaladas máquinas que aceitam cartão com pagamento sem contato.

Infocentros da Empresa de Transporte Público de Praga:

  • estação de metrô Můstek (entrada pela rua Vodičkova), aberto diariamente das 7h00 às 21h00;

  • estação de metrô Anděl, aberto diariamente das 7h00 às 21h00;

  • estação de metrô Hlavní nádraží (Estação Central de Comboios/Trens), aberto de segunda à sexta-feira das 6h às 22h e aos finais-de-semana das 7h00 às 21h00;

  • estação de metrô Hradčanská, aberto de segunda à sexta-feira das 6h00 às 20h00, aos sábados das 9h30 às 17h00 e aos domingos fechado;

  • Estação de metrô Nádraží Veleslavín, aberto de segunda à sexta das 6h00 às 22h00, aos sábados das 9h30 às 17h00 e aos domingos fechado;


Com o bilhete de 24 coroas (aproximadamente 1 EUR) o passageiro pode utilizar o transporte público por 30 minutos. O bilhete 32 coroas (aproximadamente 1,30 EUR) permite ao passageiro viajar por 90 minutos, tanto pelo centro da cidade como fora dele. O bilhete de 110 coroas (aproximadamente 4 EUR) é válido por 24 horas; o de 310 coroas (aproximadamente 12 EUR) é válido por 72 horas ou 3 dias. Todos os bilhetes permitem o uso de todos os meios de transporte (metrô, ônibus, bonde). Antes de embarcar no transporte é obrigatório marcar o bilhete nas máquinas amarelas próximas da escada rolante no metrô ou na mesma máquina amarela no ônibus ou bonde. Revisores do transporte público praguense controlam os passageiros frequentemente e não têm nenhuma tolerância com passageiros sem bilhete, independente se o passageiro é tcheco ou estrangeiro. Nem sempre os revisores utilizam uniforme, mas todos mostram a insígnia com o símbolo da Empresa de Transporte de Praga (Dopravní podnik hl. města Prahy ou a sigla DPP).


  • Nos bondes e ônibus o bilhete deve ser marcado na máquina dentro do vagão (ou ônibus), nas máquinas amarelas marcadas com uma seta;

  • O bilhete deve ser marcado apenas uma vez, mesmo que o passageiro passe por mais de um meio de transporte (metrô e bonde por exemplo) e o tempo de validade do bilhete conta a partir do horário marcado. Por exemplo: um bilhete de 24 coroas marcado na máquina segunda feira às 20h30 é válido até segunda feira às 21h00;

  • Os bilhetes de um dia ou de três dias também são marcados apenas uma vez quando o passageiro embarca no transporte público pela primeira vez. Depois do tempo de validade não é possível validá-los novamente.


É bom saber...

Para aqueles que têm número de telefone tcheco:

Aqueles que não têm consigo nenhum dinheiro em espécie ou caso a máquina de venda tenha uma fila enorme na frente, é possível comprar o bilhete do transporte público praguense pelo celular. Para o número 90206 podes mandar a mensagem DPT24 para comprar um bilhete de 24 coroas válido por 30 minutos; DPT32 para um bilhete de 32 coroas válido por 90 minutos; DPT110 por um bilhete de 110 coroas válido por 24 horas; ou DPT310 por um bilhete de 310 coroas válido por 3 dias. Dentro de alguns poucos minutos o passageiro recebe uma mensagem de texto de volta com o bilhete. Em caso de o revisor aparecer, basta mostrar a mensagem. Alertamos, porém, que o passageiro deve mandar esperar receber a mensagem com o bilhete antes de adentrar o transporte público, do contrário pode ser multado de qualquer forma!


Mais informações sobre o transporte público de Praga podem ser encontraras na página da internet Dopravní podnik hl. města Prahy, disponível em inglês ou em alemão.



Validade

do bilhete

Bilhete inteiro – maiores de 15 anos

Meio bilhete – crianças entre 6 e 15 anos

30 minutos

24 CZK

12 CZK

90 minutos

32 CZK

16 CZK

24 horas

110 CZK

55 CZK

72 horas

310 CZK

Pergunta mail-icon Enviar por e-mail Messenger https://www.avantgarde-prague.com.br/transporte-em-praga/bilhetes-no-transporte-publico-de-praga Copiar link da página