Contato
Minha lista

Informações Importantes

Tipo de museu
Tipo de galeria de arte
Estilo arquitetônico Gótico | Barroco
Onde? Cidade Velha

Ponto sagrado central da Cidade Velha...

O templo da Virgem Maria em frente ao Týn pertence ao grupo das mais belas construções barrocas em Praga. É a maior e mais significativa igreja na Cidade Velha de Praga e sempre foi entendido como o ponto central – o significado simbólico deste monumento excedeu significativamente o papel de uma mera igreja paroquial. O templo surgiu na segunda metade do século XIV no lugar de uma construção mais antiga, que predestinou a relação da Igreja com a praça. Antes da Igreja anterior ao atual templo, na praça situavam-se casas, de forma que a fachada do novo templo teve de ser construída atrás dessas casas. O resultado dessa limitação é, no entanto, grandioso. As casas da igreja compõem um cenário de teatro, atrás dos quais torres inesperadamente surgem e criam um escudo vertical em direção às nuvens.

Hoje é possível adentrar a Igreja por meio de um corredor inesperado, escondido na arcada gótica da Igreja na Praça. O portal principal da Igreja, todavia, está situado na parte lateral, na direção da estreita ruela Týnská. Os relevos em rocha do tímpano (em arquitetura, espaço triangular ou arco, com relevos ou não, que ornamenta o portal ou a entrada de uma igreja, catedral, templo) aqui são testemunha da significância da obra e da riqueza dos cidadãos e dos compradores, que garantiram a obra. Sua qualidade excepcional pode ser comparada somente com a construção dos incríveis complexo de pátios em Paris ou em Borgonha.

No século XV o templo se tornou o principal santuário hussita e assim permaneceu até o ano de 1621. Até este ano a fachada de cálice dourado, símbolo do hussitismo. No ano de 2017 o cálice aqui retornou, por conta de uma reconciliação simbólica e ecumênica.

O interior do templo foi concebido no contexto da arte barroca depois de um incêndio no século XVII. Estes concertos, no entanto, de alguma forma não esmaeceram a atmosfera única do tempo. A força do espaço sacral enalteceu as possibilidades das obras artísticas de todas as fases de construção do templo. A fase gótica é representada sobretudo pelo notável baldaquino do gótico tardio, construído no final do século XV pelo arquiteto Matěj Rejsek, autor do não distante Portão do Pó (Prašná brána). O embrião do renascimento pode ser encontrado no imponente altar do batismo de cristo, cujo autor se esconde no monograma I. P. Do tempo da retomada do gótico de Igrejas indubitavelmente este é o altar mais influente, cuja imagem foi pintada na metade do século XVII por Karel Škréta.

Nossa dica

A Igreja está disponível ao público, mas o horário de abertura é relativamente limitado por conta da realização regular de missas. É possível inclusive comparecer a uma delas, que acontecem regularmente aos sábados 8h00 e aos domingos 9h30 e 21h00.

Vendula

Contato

Chrám Matky Boží před Týnem Staroměstské náměstí Praha 1 – Staré Město 110 00

Opinião dos viajantes

Você encontrará nas proximidades

O que fazer
O que visitar
Onde comer e beber
Comprar