Contato
Minha lista

A Granada Tcheca

A granada é uma pedra preciosa presente no território da República Tcheca, cuja história nos remonta às profundezas da Era Medieval. Junto com o cristal tcheco, é um dos mais tradicionais souvenires.

A granada tcheca é única por uma cor vermelha bastante marcante, que em suas nuances pode alcançar até o preto, que era comparado ao tom do sangue de pombo. Esta preciosidade tcheca é até hoje utilizada no ofício de joalherias e decora, por exemplo, um colar de Michelle Obama que lhe foi presenteado pelo governo tcheco ou na estátua do famoso prêmio tcheco Slavík. A veia vermelha próxima à cidade de Trnov, porém, deve brevemente perder seu esplendor, por isso não deves esperar muito tempo antes de comprar seu anel decorado, brincos, broches ou colares.


Não faça, porém, uma compra impulsivamente! Bem como com todos os bens de valor, existe o perigo de comprar uma mercadoria falsificada. No melhor dos casos podes comprar uma granada mais barata do tipo almadim, no pior dos casos comprarás vidro. Por isso recomendamos que insistentemente evite as lojas situadas nas grandes vias e ruas turísticas de Praga. Estas lojas não hesitam em enganar clientes estrangeiros. A estratégia deles consiste em comprar algumas peças verdadeiras da fábrica de Trnov, para poderem adquirir o certificado de que vendem peças da verdadeira granada tcheca. A oferta deles, entretanto, não tem nada de granada tcheca!


Uma preciosa dica para reconhecer uma granada tcheca verdadeira de uma falsificação ou aproximação é o tamanho da pedra. Dado o fato de que a granada tcheca está cada vez mais rara na natureza, apenas em raros casos o tamanho da rocha excederá 6 milímetros, e com grande probabilidade encontrarás rochas ainda menores. Em todo caso, deves controlar em cada compra, que a joia está devidamente marcada e deves pedir ao vendedor para lhe mostrar o selo de originalidade da peça.


Curiosidades sobre a granada:

O preço altíssimo da granada tcheca quando ela está em uma joia de ouro não se deve por conta do ouro em si, mas – dizem as más línguas – por que a granada tcheca e o ouro não se entendem muito bem e por causa dela o ouro tem tendência a enferrujar. Por conta disso, uma joia com ouro e com granada tcheca requer um cuidado muito específico, o que aumenta muito seu preço. As joias com granada tcheca são normalmente de prata ou de metais dourados.


Tendo em vista que a fonte natural das granadas tchecas está paulatinamente secando, as antigas joias de granada tcheca estão se tornando uma presa desejada de trapeiros e por casas de penhor por toda a Europa. Os preços das joias antigas estão em alta e as joias mais conservadas estão sendo retrabalhadas para a montagem de novas joias. Ao que tudo indica, este é o futuro que aguarda pela pedra vermelha tcheca.


Recomendamos visitar duas lojas certificada por nós: J. Drahoňovský STUDIO ŠPERK e Granát Turnov. Ambas têm uma tradição de muitos anos e clientes satisfeitos. Uma oferta humilde de joias podes encontrar também no Museu da Granada Tcheca.


Pergunta mail-icon Enviar por e-mail Messenger https://www.avantgarde-prague.com.br/blog/a-granada-tcheca Copiar link da página