Contato
Minha lista

Para preços e disponibilidade para este show, entre em contato conosco pelo info@avantgarde-prague.cz

Informações Importantes

Duração
Quando à noite
Onde? Teatro dos Estados

Descrição

A história narrada em um romance (gênero literário) no final do século XIX, foi escrita em forma de cartas pelo oficial francês Choderlos de Laclos e foi criada para a estética sombriamente suave do balé, concebida justamente por um bailarino tcheco, Libor Vaculík, e assim surgiu uma das mais belas apresentações que podem ser vistas no palco do Teatro dos Estados.

A dupla central é composta pela Marquesa de Merteuil e pelo Visconde de Valmont, aristocratas de pensamento libertário que gostam de jogar com os sentimentos dos outros e reciprocamente relatam suas experiências em forma de cartas. São, porém, amigos apenas na aparência: enquanto Valmont, conhecido como incansável sedutor, tem um desejo físico pela Marquesa, ela o usa apenas para alcançar seus objetivos. Por que ela foi recusada pelo rico Conde de Gercourt, que deu preferência para a jovem moça Cecília, a Marquesa quer se vingar e pede então para Valmont seduzir a moça; no entanto, ele já estava a direcionar seus esforços para seduzir a Sra. De Tourvel, a casta e piedosa esposa do juiz. A Marquesa aproxima então Cecília do cavaleiro Danceny e promete a Valmont, que caso ele seduza a Sra. De Tourvel, ela se entregará então a ele. As intrigas prosseguem até o fatídico final…

A encenação de câmara foca em uma descrição bem minuciosa dos personagens principais que – bem como a impecável dança que acompanha a apresentação – foi concebida de uma forma sensivelmente dramática. A adaptação de Vaculík aproxima os gêneros também por meio da incorporação de palavras soltas gravadas que criam uma espécie de ponte entre as cenas isoladas e de forma natural ajudam o espectador a se orientar na história. Os dançarinos e dançarinas, por meio de seu estilo, portentosamente representam a índole de cada personagem, de modo que o expectador se deleitará ao perceber a dominância sensual dos gestos e movimentos da Marquesa, a sensualidade e a vaidade de Valmont, o charme doce e sutil da Sra. De Tourvel ou o esplendor próprio do cavaleiro Danceny. O balé interpreta a imoral melodia de Schubert e a música lírica do compositor contemporâneo Pēteris Vasks, cuja cativante Meditação corrobora a mais forte das cenas, na qual a Sra. de Tourvel se entrega ao Visconde, que logo em seguida a dissuade. Valmont é uma das mais preciosas obras artísticas que tocam a alma do expectador e nela evidencia nuances nunca antes sentidas.

A apresentação tem dois atos e é executada pelo coro de balé do Teatro Nacional.

Contato

Národní divadlo Národní 223/2 Praha 1 – Nové Město 110 00

Opinião dos viajantes